Sexta-feira, Junho 6, 2025
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“Acredito que chegámos a um ponto de viragem no mercado nacional” – Luís Meira

Por: João Carreira

A tecnológica portuguesa Oramix encerrou 2022 com um volume de faturação superior a 14 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 63% face a 2021.

Em entrevista à PME Magazine, Luís Meira, CEO da Oramix, afirma que a consolidação de projetos de managed services e cibersegurança em Portugal e no estrangeiro e o reforço da sua presença em setores chave como a saúde, banca, seguros, indústria e serviços, foram os principais impulsionadores dos resultados registados no ano passado.

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a empresa?

Luís Meira (L. M.) – A Oramix foi fundada em 2001, com o objetivo de apoiar as empresas nacionais na administração de bases de dados Oracle. Somos parceiros desde o primeiro dia e não foi por acaso que optámos por sediar a Oramix no mesmo edifício, no Lagoas Park.

Começámos a Oramix com uma equipa muito reduzida, entre cinco a seis pessoas, e crescemos à medida que fomos ganhando reconhecimento no mercado. Algumas dessas pessoas continuam a colaborar connosco, ao fim de todos estes anos, e são peças-chave na nossa equipa.

Com a evolução do mercado fomos adaptando a nossa oferta comercial às lacunas e necessidades técnicas que identificamos como prioritárias e hoje dispomos de uma rede de parcerias com fabricantes muito interessante, que nos permite apoiar empresas nas mais variadas áreas.

PME Mag. – Como caracteriza a Oramix?

L. M. – A Oramix está atualmente focada em três áreas principais: data management, cibersegurança e apoio à transformação digital das organizações. Apoiamos entidades nos setores da banca, saúde, seguros, indústria e serviços e administração pública.

Contamos com uma equipa altamente qualificada e especializada, da qual muito me orgulho, capaz de prestar um serviço de excelência aos nossos clientes e de dar resposta aos requisitos e aos desafios que nos são colocados pelos nossos clientes.

PME Mag. – Qual o motivo de tão acentuado crescimento com números tão grandes?

L. M. – Nos últimos anos temos assistido a um conjunto de fatores que vieram acelerar a necessidade de transformar a forma como as empresas competem num mercado cada vez mais digital.

A pandemia, a disrupção das cadeias de distribuição e os desafios de cibersegurança vieram acelerar a necessidade de reforçar o investimento tecnológico e há uma maior maturidade das empresas nesta área, com um crescente reconhecimento da necessidade de apoiar o negócio numa infraestrutura robusta e segura.

PME Mag. – Como vê o panorama português no que toca à cibersegurança?

L. M. – Acredito que chegámos a um ponto de viragem no mercado nacional. Assistimos em 2022 a um número elevado de ciberataques a grandes empresas a atuar no mercado nacional e penso que isso possa ter contribuído fortemente para uma maior consciencialização do tecido empresarial português para esta realidade.

Temos em Portugal excelentes perfis técnicos, mas que muitas vezes estão sobrecarregados e que nem sempre têm verbas suficientes para concretizar projetos de cibersegurança. É importante que as equipas de gestão tenham consciência desta realidade para que possamos construir uma rede empresarial mais segura.

PME Mag. – Há algum conselho que possa dar para que as pessoas/empresas se protejam da melhor forma perante ciberataques?

L. M. – É importante que quem está à frente das empresas e entidades públicas tenha consciência de que os ciberataques se vão tornar cada vez mais complexos e que investir apenas em tecnologia já não é suficiente.

As organizações devem assegurar uma abordagem holística: garantir que a tecnologia está corretamente parametrizada e otimizada à realidade do negócio, que os colaboradores são periodicamente formados e que estão conscientes e alerta para os riscos da cibersegurança e que os processos são implementados e revistos de acordo com as boas práticas.

Nenhum destes pilares pode ficar para trás, sob pena das organizações ficarem mais expostas ao risco.

PME Mag. – Quais são os planos para o futuro da Oramix?

L. M. – Em 2023, prevemos um crescimento de 20%, alicerçado na disponibilização dos nossos serviços e soluções no mercado nacional e internacional, num modelo remoto de managed services e MSSP.

Continuaremos a apostar nas nossas principais áreas de atuação: Data management, focados na integração e na automação e análise de dados, bem como na cibersegurança, baseada em análise preditiva (com AI e Machine Learning) e compliance.

Contamos ainda reforçar a nossa equipa, com o recrutamento de mais 20 profissionais, principalmente perfis técnicos e comerciais.

PME Mag – Quer acrescentar algo mais?

L. M. – Recentemente reforçámos o nosso compromisso com a criação de um mercado empresarial mais seguro, com a integração na Rede Nacional CSIRT (Computer Security Incident Response Team).

Estamos muito lisonjeados com o reconhecimento por parte dos restantes membros e acreditamos que, sendo esta uma das nossas áreas core, podemos contribuir com a partilha de boas práticas.

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A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

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-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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