Por: Pedro Brito, associate dean para Executive Education & Business Transformation Nova SBE Executive Education
Em 2019, o burnout surge, pela primeira vez, como uma das cinco principais preocupações dos executivos, de acordo com o Global Talent Trends, publicado pela Mercer. Foi também em 2019 que o burnout passou a ser classificado pela World Health Organization (WHO) como “síndrome resultante de stress crónico no local de trabalho, que não foi gerido com sucesso”.
Acreditamos que este sentimento de exaustão extrema é influenciado pelas más escolhas que fazemos, de forma sistemática – e fazemo-las todos os dias. Porque a expectativa do nosso papel enquanto pais, filhos, amigos, colegas ou líderes organizacionais é tão elevada que, muitas vezes, não temos capacidade para optar pelas escolhas que são verdadeiramente importantes.
Como resultado, damos por nós a viver com constante sobreposição nas nossas agendas, tentando responder a tudo. A duas reuniões à mesma hora, a dar tempo de qualidade a alguém enquanto realizo outra atividade, sobrecarregando a agenda profissional e pessoal de uma forma que torna impossível sentirmo-nos realizados. Como consequência, o sentimento de descomprometimento organizacional aumenta e são várias as pessoas chave das organizações que consideram uma mudança de vida.
Escolher deixou, por isso, de ser um ato natural, para passar a ser uma competência que pode e deve ser desenvolvida.
Foi nesse sentido que a Nova SBE e a Mercer decidiram lançar um programa inédito, que tem como objetivo ajudar cada participante a refletir e aprender como fazer escolhas que os tornem melhores seres humanos: o Adam’s Choice.
Este programa desafia cada participante a fazer parte de uma experiência de transformação individual, explorando seis dimensões chave: profissional, intelectual, social, emocional, física e espiritual. Durante três dias, cada pessoa irá refletir sobre as suas escolhas e processos de tomada de decisão, explorando novas ferramentas através de experiências imersivas, em que a “sala de aula” ganha todo um outro significado.
E porque somos seres únicos e altamente complexos, porque escolher e tomar decisões é um processo só nosso, teremos que desenvolver o nosso próprio método. É por isso que o Adam’s Choice desafia cada participante a criar a sua própria metodologia de tomada de decisão – chamámos-lhe “Choosenology”.
Os participantes são essencialmente decisores ou futuros decisores nas suas organizações. Este programa tem como meta apoiar estes profissionais no seu processo de crescimento, tornando-os líderes mais capazes de lidar com as constantes transformações organizacionais, de forma holística e continuada no tempo. Para isto, esta experiência de aprendizagem conta com uma jornada de oito meses com três dias imersivos, nos dias 24, 25 e 26 de setembro deste ano. A jornada conta com quatro fases distintas
Baseados na crença de que as escolhas que fazemos têm um impacto direto na nossa felicidade, a capacidade de fazer BOAS escolhas deveria ser uma prioridade nas nossas vidas.
Esse é o grande objetivo do programa Adam’s Choice.