A AHRESP juntou-se ao programa de aceleração recentemente lançado pela Startup Lisboa, From Start-To-Table. O objetivo é promover a inovação e a tecnologia aplicada ao setor da restauração, através do know-how dos dois players.
A Startup Lisboa e a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) decidiram juntar esforços para promover a inovação no sector da restauração em Portugal. No centro desta relação está o desenvolvimento do programa de aceleração From Start-to-Table, lançado pela incubadora este verão, que tem como objetivo promover a inovação e a aplicação da tecnologia neste setor de atividade.
As inscrições para o From-Start-To-Table encerraram no dia 30 de Setembro com mais de uma centena de candidaturas. Os vinte projetos/conceitos inovadores – dez tecnológicos e dez não tecnológicos – que serão seleccionados esta semana, vão participar no programa de aceleração, com início a 15 de outubro.
Durante nove semanas, os empreendedores selecionados vão trabalhar na prototipagem e validação dos seus projetos, com acesso a uma vasta rede de mentores.
Esta jornada termina a 11 de dezembro num Demo Day onde os participantes farão o pitch dos seus projetos para uma audiência de investidores e empresários do ecossistema da restauração. Dos vinte projetos, dois sairão vencedores com um prémio de dez mil euros cada e incubação direta na Startup Lisboa.
Entre os parceiros do programa encontra-se igualmente a Delta e a Sagres.
Novo espaço de incubação da Startup Lisboa para food & beverage no Chiado
A parceria com a AHRESP surge, tal como o programa From Start-to-Table, no contexto da aposta da Startup Lisboa no apoio a startups na área de food & beverage, de onde se destaca o novo espaço de incubação que a incubadora está a desenvolver com a Central de Cervejas.
O novo pólo conta também com o apoio da AHRESP e pretende-se que seja o epicentro do empreendedorismo neste setor de atividade, facilitando o acesso a serviços especializados, mentores, parceiros e investidores.
Com este acordo, a Startup Lisboa contará com a ajuda da AHRESP para identificar as necessidades atuais do mercado da restauração, e ao mesmo tempo a AHRESP conta com a Startup Lisboa para acompanhar o desenvolvimento e tendências no setor.
Segundo Miguel Fontes, Diretor da Startup Lisboa,
“a parceria com a AHRESP é um exemplo da forma como a Startup Lisboa encara o seu papel no ecossistema empreendedor, com um modelo de incubação e de desenvolvimento de programas de aceleração que procura, desde a primeira hora, envolver todos os players ligados ao tecido empresarial, investidores e especialistas com experiência e influência no respetivo setor de atividade. No caso da área de food & beverage, em que estamos a apostar veementemente, a cooperação com a AHRESP é um fator crítico de sucesso, não só para o apoio a novos produtos e ideias de negócio, mas também para promover a inovação entre os empresários já estabelecidos nesta área de atividade”.
Já Tiago Quaresma, Vice-Presidente da AHRESP, considera que
“esta é uma iniciativa da maior relevância, que permite estimular e materializar o espírito empreendedor dos nossos empresários, identificando as principais oportunidades de negócio. As iniciativas e a mais-valia da Startup Lisboa em conjunto com o know-how da AHRESP, através das suas equipas multidisciplinares e da sua rede de parcerias, são a fórmula perfeita para alavancar novos e inovadores projetos de sucesso no Canal Horeca.”