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Setor da hotelaria, restauração e similares foi um dos mais afetados pela pandemia (Foto: Pexels)

AHRESP lança inquérito sobre impacto das novas restrições nas empresas de restauração e hotelaria

A AHRESP, associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal, pediu, na passada sexta-feira, 31 de dezembro, que as empresas do setor preencham um inquérito sobre o impacto das novas restrições nos níveis de atividade e faturação das empresas.

Segundo o boletim diário da AHRESP, esta solicitou a colaboração de restaurantes e similares e de alojamentos turísticos no preenchimento de um inquérito, na sequência do anúncio das novas medidas restritivas em função da evolução pandémica e da descoberta de uma nova variante.

“Verificou-se uma redução drástica da confiança quer dos consumidores, quer dos agentes económicos, o que se traduziu numa diminuição da procura pelos estabelecimentos de alojamento, restauração e similares, desde o final do mês de novembro”, refere o boletim diário.

A AHRESP relembra ainda algumas regras de acesso a estabelecimentos para o período de fim de ano, como a apresentação do certificado digital ou a apresentação de comprovativo de teste PCR.

Menciona, igualmente, as novas regras para os consumidores a partir de dia 1 de janeiro: “Entra em vigor o diploma que vem introduzir alterações no que respeita aos direitos dos consumidores em caso de defeitos dos bens, no âmbito de contratos de compra e venda de bens novos, usados, recondicionados ou bens com elementos digitais”.

No que concerne às faturas com código QR, estas vão ser obrigatórias a partir de janeiro de 2022, desta forma os “empresários devem verificar junto dos seus fornecedores de software de faturação se estes se encontram devidamente preparados para suportar esta atualização”.