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AHRESP considera essencial responder aos “fortes desafios” que aí vêm (Foto: Unsplash)

AHRESP sugere nove soluções para inverter a falta de trabalhadores no turismo

Por: Diana Mendonça

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) propôs a criação de nove soluções que ajudam a resolver a falta de trabalhadores no setor do turismo.

Com o final da época alta e a conjuntura atual em que vivemos, com a guerra na Ucrânia e o aumento das taxas de juro e inflação, a AHRESP considera essencial responder aos “fortes desafios” que aí vêm.

“Com a maioria das empresas ainda em recuperação dos impactos de dois anos de pandemia, o contexto inflacionista e a subida das taxas de juro irão provocar uma perda acrescida do poder de compra das famílias. Este é um fator de extrema relevância para a atividade nos diversos setores representados na AHRESP”, revelam em comunicado.

Segundo a AHRESP, uma das medidas essenciais para combater a falta de trabalhadores na área do turismo é agilização dos vistos para imigrantes oriundos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, contudo esta medida não se revela suficiente.

A AHRESP propõe que as empresas de alojamento turístico e restauração e bebidas criem “estratégias criativas para atrair e reter profissionais, que devem ir além da retribuição e que podem passar por sistemas de avaliação, práticas de reconhecimento, garantias de progressão na carreira e a uma melhor conciliação entre vida profissional e vida familiar”.

Além disso, a AHRESP sugere que a retribuição dada aos colaboradores seja feita em consequência do trabalho individual, assim como do trabalho de grupo.

Outra sugestão passa pela criação de um ambiente mais favorável ao funcionamento das empresas. Segundo a AHRESP, a “redução de encargos fiscais, em particular aqueles diretamente relacionados com o trabalho” era um ponto essencial.

Uma gestão adequada do tempo de trabalho é um elemento-chave, de acordo com a AHRESP, para que as empresas tenham mais produtividade e consigam dar melhores condições de trabalho aos seus funcionários.

A associação defende que as empresas “devem promover iniciativas e mecanismos ao nível da dignificação e da valorização das profissões, para o que pode contribuir uma redenominação das categorias profissionais e uma adequação dos seus conteúdos funcionais, por forma a adequá-los à realidade atual e às exigências das atividades”.

A qualificação dos trabalhadores do turismo é uma solução que as empresas devem seguir, proporcionando momentos de aprendizagem em complementaridade com a experiência prática.

“Desenvolvimento e implementação de um programa de formação de início de carreira, de curta duração, para as categorias profissionais mais carentes de mão-de-obra qualificada e que, desta forma, facilitem o acesso à profissão. Estas formações devem ser divulgadas e promovidas junto de desempregados e de ativos de outras áreas de atividade que desejem iniciar uma carreira nas empresas de alojamento turístico e de restauração e bebidas”, esta é uma das soluções apresentadas pela AHRESP relacionadas com a formação.

A AHRESP propõe ainda a criação de um ‘Livro Verde do Mercado do Trabalho HORECA’. Através deste livro pretendem “identificar as atuais carências do mercado, quer em termos de quantidade de recursos humanos, quer em termos da sua qualificação”.

A AHRESP apela que estas medidas de apoio sejam lançadas no próximo mês, de forma a combater as adversidades que se anteveem para o setor.