Home / MERCADO / Economia / Alterações climáticas poderão impactar PIB de mercados emergentes
mercados emergentes
O relatório conclui que as empresas têm atualmente um desempenho inferior em cada um dos pilares de ESG relativamente ao dos mercados desenvolvidos (Fonte: Pixabay)

Alterações climáticas poderão impactar PIB de mercados emergentes

Por: Filipa Ribeiro

O estudo “The Sustainability Imperative in Emerging Markets”, desenvolvido pela Boston Consulting Group (BCG), revelou uma forte correlação entre as pontuações das empresas de mercados emergentes em índices ambientais, sociais e de governance (ESG) e as principais métricas financeiras e de criação de valor.

A conclusão é a de que a consciencialização relativa à sustentabilidade está a impactar as empresas e comunidades de economias emergentes. Apesar de emitirem significativamente menos gases com efeito de estufa per capita do que os mercados desenvolvidos, estes países ainda produzem 85% das emissões globais de CO2. E se as alterações climáticas mantiverem a sua trajetória atual, o impacto será mais nocivo para os mercados emergentes, que poderão perder até 15% do PIB per capita.

Segundo o relatório, estas empresas têm atualmente um desempenho inferior em cada um dos pilares de ESG relativamente ao dos pares de mercados desenvolvidos, no entanto, mantêm uma responsabilidade elevada na mitigação das alterações climáticas.

Um registo de sustentabilidade forte e certificado pode ajudar as empresas a obter acesso a melhor financiamento, conquistar novos clientes e atrair o melhor talento. Vemos a transição verde entre indústrias a gerar novas oportunidades para empresas a liderar o processo de inovação“, comenta Burak Tansan, managing director e senior partner da BCG, empresa global de consultoria de gestão.

O relatório identifica 50 empresas de mercados emergentes em várias indústrias, onde se verificou que estas podem ser as primeiras pioneiras em sustentabilidade, sem sacrificar o crescimento e a rentabilidade.