Home / Empresas / Ambiente / Alumni da Católica e AMYRIS lançam Prémio de Inovação em Biotecnologia
Amyris Innovation BIG Impact Award Biotecnologia Escola superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa Amyris medicina tecnologia inovação prémios
As candidaturas para o Amyris Innovation BIG Impact Award estão abertas até ao dia 22 de julho (Foto: Unsplash)

Alumni da Católica e AMYRIS lançam Prémio de Inovação em Biotecnologia

Os alumni da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e AMYRIS, a empresa de biologia sintética, estabeleceram uma parceria e vão lançar um prémio internacional na área da biotecnologia.

O Amyris Innovation BIG Impact Award é “único no ecossistema nacional em biologia”, procura distinguir um projeto inovador dentro da área da biotecnologia. Foi desenvolvido pela Associação de Antigos Alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, em conjunto com a Amyris Bio Products Portugal, a empresa especializada em biologia sintética.

Assim, a iniciativa tem como objetivo promover a inovação em biotecnologia através da criação de um produto ou serviço sustentável, inovador e que apresente benefícios para a sociedade, sendo que as candidaturas estão abertas toda a comunidade.

Para Hugo Choupina, co-organizador do prémio e do 3º Fórum de Inovação em Biotecnologia “Fostering Smart Innovation Synergies”, “o Amyris Innovation BIG Impact Award pretende distinguir ideias w/ou projetos de base biotecnológica que devolvam produtos/soluções inovadoras e sustentáveis em diferentes áreas”, como “combater doenças raras e debilitantes, reduzir a pegada ambiental, a produção industrial segura e eficiente”, entre outros, mas acima de tudo que tenham “um tremendo impacto positivo para a sociedade e para o planeta”.

Também a co-organizadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Ana Leite Oliveira, explica que “o desafio é grande”, mas garante que “em Portugal existe capacidade para responder positivamente com muitos e bons projetos”.

As candidaturas para o prémio estão abertas até ao próximo dia 22 de julho, e o primeiro passo é a submissão de um Extended-Abstract. Após a submissão, o projeto será avaliado consoante o grau de inovação, o potencial no mercado e a questão da sustentabilidade económica ambiental.

Os projetos finalistas serão conhecidos no dia 9 de outubro, data do 3º Fórum de Inovação em Biotecnologia “Fostering Smart Innovation Synergies”, que abordará “a importância da interdisciplinaridade e das sinergias para a inovação”. As três melhores equipas ganharão um prémio monetário patrocinado pela Amyris Inc.