Home / Empresas / Anceve reclama a demissão da ministra da Agricultura
agricultura
A Anceve reclama a demissão da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes (Fonte: site gov pt)

Anceve reclama a demissão da ministra da Agricultura

Por: Martim Gaspar

A Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Anceve), representativa de várias empresas ligadas ao setor de vinhos e bebidas espirituosas em Portugal, questiona a medida abrupta do Governo de extinguir os serviços regionais do Ministério da Agricultura e centralizá-los nas CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional).

De acordo com a Anceve, os serviços regionais localizados pelo país são essenciais para garantir o apoio a milhares de produtores, além de possibilitar a identificação de problemas específicos ligados ao setor agrícola nas diversas regiões do país.

Segundo a associação, as direções regionais tinham já vindo a ser drenadas dos seus fundos, limitando a eficácia do seu trabalho nos últimos anos. Com o desparecimento das direções regionais, o Ministério da Agricultura irá perder a capacidade de entender as necessidades das várias regiões, tornando-se num “gigante burocrático”, incapaz de dar resposta aos problemas do setor. 

Tendo em conta a mais recente decisão do Ministério da Agricultura, a Anceve reclama a demissão da ministra da tutela, Maria do Céu Antunes, “por alguém respeitado no setor e com os devidos conhecimentos capaz de tomar medidas para o bem da agricultura portuguesa”.