Home / Internacional / ÁFRICA / Angola mantém-se como o maior produtor de petróleo de África
Angola produção de petróleo algarve pme magazine
Foto de arquivo

Angola mantém-se como o maior produtor de petróleo de África

Pelo quarto mês consecutivo, Angola foi considerado o maior produtor de petróleo africano com 1,773 milhões de barris de crude por dia, acima da Nigéria.

 

Os números constam do relatório de junho da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que reflete um aumento na produção angola de 4.000 barris por dia face ao mês de maio.

A Nigéria começou o ano com 1,853 milhões de barris por dia, no entanto, desceu para os 1,426 milhões em maio, o valor mais abaixo de acordo com a organização. O recente relatório da Agência Internacional de Energia afirma que a desorganização social, instabilidade política, roubos de petróleo, dificuldades na luta contra grupos armados entre, outros aspetos, impedem a Nigéria de regressar ao primeiro lugar.

A agência prevê que Angola mantenha a liderança petrolífera africana até 2020.

A 11 de julho o governo angolano anunciou uma revisão em baixa da estimativa do preço médio de barril de crude passando dos 45 dólares no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 41 dólares, contrastando com os 98 dólares projetados no OGE de 2014 antes da crise da cotação do petróleo.