Home / MERCADO / Economia / APS desenvolve plataforma para promover a literacia financeira
Associação Portuguesa de Seguradores APS plataforma digital literacia financeira professor alunos escola sala de aula
Os conteúdos disponibilizados na plataforma "O Risco Espreita” podem ser utilizados em contexto escolar (Foto: Pixabay)

APS desenvolve plataforma para promover a literacia financeira

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) acaba de desenvolver uma nova plataforma digital com o intuito de dar a conhecer a importância do seguro e dos seus conceitos básicos, sobretudo aos mais jovens. A plataforma apresenta não só conteúdos informativos como também recursos pedagógicos dedicados à literacia financeira.

A plataforma digital “O Risco Espreita” foi desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) com o intuito de promover a literacia financeira na área dos seguros. A iniciativa tem como objetivo promover a importância do seguro e alguns conceitos básicos, em particular junto da comunidade mais jovem.

Para o presidente da APS, José Galamba, “a literacia financeira tem sido uma área de atuação de relevo da Associação Portuguesa de Seguradores. Temos procurado desenvolver iniciativas, produzir conteúdos e estabelecer parcerias que nos permitam divulgar eficazmente a importância do seguro e dos seus conceitos básicos, em especial às gerações mais novas”.

“O Risco Espreita” conta com conteúdos informativos e recursos pedagógicos que incluem os livros da coleção “Seguros e Cidadania”, escritos pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

No site serão, ainda, disponibilizadas sete publicações da coleção Seguros e Cidadania dedicada aos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. Por sua vez, cada publicação é complementada com uma ficha de leitura “que poderá ser utilizada como recurso educativo pelos professores que pretendam utilizá-los em contexto de sala de aula ou de atividades letivas”.

Para além disso, a plataforma disponibiliza outro tipo de conteúdos com a finalidade de “alertar, de forma lúdica, para a importância do risco em diferentes situações: vídeos sobre grandes catástrofes mundiais ou QR codes que contemplam, também, vídeos sobre questões com os ciber riscos”.