Por: Mariana Barros Cardoso
O programa mundial criado pela EDP para startups de energia abre hoje as candidaturas para 2020 até dia 20 de abril. Com três módulos em três cidades diferentes será em Lisboa a final do concurso durante o WebSummit. O prémio final acarreta o valor de 50 mil euros.
O programa foi criado pela EDP – Energias de Portugal – de forma a unificar os vários instrumentos de apoio ao empreendedorismo e reforça, assim, o seu posicionamento enquanto acelerador de negócios com startups e PME.
Com três módulos em três cidades – São Paulo (Brasil): entre os dias 30 de junho a 02 de julho; Houston (EUA): entre os dias 2 e 23 de julho; e, por fim, entre 16 e 18 de setembro em Viena (Áustria), as startups terão oportunidade de apresentar as suas soluções para o setor de energia à EDP, EDP Espanha, EDP Brasil e EDP Renováveis.
A Diretora de Inovação da EDP, Carla Pimenta, clarifica, em comunicado que “O Starter Business Acceleration é a chamada que a EDP faz a startups e PME de todo o mundo que tenham desenvolvido produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores alinhados com a nossa estratégia orientada para a descarbonização, descentralização e digitalização. Temos apostado forte na inovação aberta e não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados alcançados”, reforçando que “somos uma empresa de origem nacional que continua a apostar em ideias que nascem no nosso País, pelo que contamos com a participação de mais startups e PME portuguesas nesta edição”.
Na última edição do ‘Starter’ participaram cerca de 500 startups num total de 30 a 13 países para trabalhar diretamente com a EDP e com as utilities parceiras do programa.
O concurso tem sete categorias disponíveis para submissão das candidaturas e estão alinhadas com as áreas de negócio prioritárias para a EDP:
- Energias Limpas;
- Soluções para clientes;
- Inovação Digital;
- Armazenamento de energia;
- Redes inteligentes;
- Acesso à energia;
- Processos internos inovadores.
O concurso resulta em 10 potenciais investimentos que são selecionados para a final e que durante a Web Summit será divulgado, desses 10, qual o vencedor, garantindo um prémio de 50 mil euros.
Já noticiámos na PME Magazine (aceda ao link para reler a notícia) que a Web Summit se traduz no maior evento tecnológico a acontecer em Portugal e que permanecerá até 2028. Para as startups é um ponto de encontro, bem como para investidores.
As candidaturas para o Starter Business Acceleration podem ser submetidas em: www.theenergystarter.com, até dia 20 de abril.