Por: João Monteiro
O inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Pedro Portugal Gaspar, confirmou, esta quinta-feira, que houve postos de abastecimento que não baixaram os preços na segunda-feira, ao contrário do que se seria de esperar no seguimento da redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
Os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) revelam que o preço médio da gasolina simples 95 era de 1,878 euros por litro na segunda-feira, dia 2 de maio, tendo diminuído ligeiramente para 1,871 euros por litro na quarta-feira, dia 4 de maio. Em relação ao gasóleo simples, no início da semana o preço médio era de 1,840 euros por litro, tendo descido, também ligeiramente, para 1,836 euros por litro na quarta-feira.
“Tivemos ali 10%, mais ou menos, desta amostra dos 71 postos que não houve qualquer alteração. Portanto, mantiveram na segunda-feira os preços que eram praticados no domingo”, afirmou Pedro Portugal Gaspar, em declarações à imprensa.
Na terça-feira, a ASAE revelou que detetou apenas uma situação de alegado incumprimento na aplicação da redução do ISP nos postos de combustível que monitorizou, apesar de ter recebido 200 denúncias, segundo um comunicado.
A ASAE assegurou que “continuará a desenvolver ações de forma a verificar o cumprimento das obrigações legais e a assegurar a saúde pública, a segurança alimentar e a defesa do consumidor e da leal concorrência”.
A redução do ISP num valor igual ao que resultaria da descida do IVA dos combustíveis traduz-se, desde segunda-feira, num desconto adicional de 15,5 cêntimos por litro de gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo.