Home / Empresas / Até 2026 estima-se crescimento de 20% na cloud pública
Estudo IDC Microsoft
Entre 2021 e 2026, o crescimento da cloud pública deverá ser de 22%, para um valor de mais de 1,1 mil milhões de euros (Fonte: Freepik)

Até 2026 estima-se crescimento de 20% na cloud pública

Por: Marta Godinho

Um estudo encomendado pela Microsoft à IDC em 15 países europeus identificou um crescimento na adoção de serviços de cloud nos parceiros da Microsoft, sendo que entre 2021 e 2026 o crescimento da cloud pública deverá ser de 22%, para um valor de mais de 1,1 mil milhões de euros.

Segundo o estudo, até 2026, prevê-se que, em Portugal, as despesas em TI ultrapassem os 6,7 mil milhões de euros e que o mercado de serviços de cloud dupliquem, superando 1,1 mil milhões de euros. A IDC prevê que nas indústrias o crescimento seja de 23% na saúde, 22% no retalho, 20% em manufacturing, 20% nos serviços financeiros, 20% no governo e 19% na educação.

Segundo este estudo, os parceiros que mais investem na sua relação com a Microsoft conseguem os maiores benefícios económicos, ou seja, por cada 0,98 euros que vendem na Europa os parceiros da Microsoft recebem uma média de 6,43 euros. Estes valores excedem a média global de 5,86 euros.

Os lucros variam consoante as atividades realizadas, sendo que os parceiros que criam as suas propriedades intelectuais (PI) beneficiam muito mais das oportunidades de co-selling, co-inovação e desenvolvimento de software e serviços da cloud.

“Esta base de parceiros está também a encontrar novas formas de trabalhar em conjunto através da colaboração Parceiro-a-Parceiro dentro do ecossistema mais vasto”, afirma Stuart Wilson, senior research firector, EMEA partnering ecosystems da IDC.

Todos os parceiros que obtenham pelo menos 75% das suas receitas das atividades relacionadas com a Microsoft dispõem de maior rentabilidade com 30% de margem bruta média. Já os parceiros com percentagens entre 1% e 25% apenas dispõem de uma margem bruta média de 14%.

Em 2021, os parceiros da Microsoft na Europa conseguiram um aumento de 18% nas receitas dos seus negócios com a tecnologia, sendo que este valor aumentou para 20% este ano. Pelas palavras de Francisco Ceia, diretor de soluções Microsoft Enterprise da NTT Data Portugal, a Microsoft tem uma oferta muito abrangente, desde a plataforma de cloud até às ferramentas de produtividade e de envolvimento do cliente”.

A Microsoft lançou, recentemente, o novo Microsoft Cloud Partner Program, que pretende apoiar os parceiros a desenvolverem-se, a expandirem-se e a venderem mais rapidamente soluções, serviços e dispositivos na Microsoft Cloud, mantendo-os, simultaneamente, na vanguarda da inovação na cloud.

O estudo da IDC concluiu que este programa é uma vantagem da parceira com a Microsoft em termos de acesso aos diversos recursos de go-to-market, incluindo o mercado empresarial, Microsoft Azure Consumption API.