Por: Martim Gaspar
O CDI (Center of Digital Inclusion) é uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital, com presença internacional. Tendo chegado a Portugal em 2013, o objetivo da entidade cifra-se em transformar as vidas das pessoas através da tecnologia. Dentro das várias vertentes que dispõe, a organização apresenta agora a 3.ª edição do projeto @tualiza-te, que procura atrair jovens interessados em marketing digital para coordenar projetos de transformação digital em negócios locais na região de Valongo.
O @tualiza-te surge a partir da atuação do CDI Portugal com o projeto Centro de Cidadania Digital de Valongo, como mais uma oportunidade dos jovens adotarem as novas tecnologias como o caminho a seguir, mais especificamente na área do marketing digital. Ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos necessários sobre esta área, os mesmos desenvolvem projetos em contexto real, para benefício de negócios locais para que estes aproveitem as vantagens da economia digital.
O projeto decorre na região de Valongo, aliando-se ao município a fim de dinamizar um espaço colaborativo que pretende instruir e abrir a comunidade a tirar partido das oportunidades do mundo digital, contribuindo para uma cidade mais inovadora, criativa e humana.
Através de formação certificada pelo Centro de Formação do Porto, os participantes poderão integrar-se em diversas áreas do marketing digital, nomeadamente, gestão de projeto, gestão de website, social media, conteúdos digitais, campanhas de comunicação digital e design, marketing e publicidade, bem como a oportunidade de fazer parte da transição digital dos negócios da região.
Com o @tualiza-te é incentivado o desenvolvimento de projetos em contexto real pelos seus participantes, em equipas, ocupando o papel de consultores, com apoio de formadores especializados em diferentes áreas de marketing digital para, desta forma, desenvolverem aprendizagens com impacto real nos pequenos negócios locais. A aproximação dos jovens aos negócios locais, potenciando oportunidades de emprego futuras, permite aos empresários acesso a ferramentas e outputs que de outra forma não teriam acesso tão facilitado e o papel dos participantes serve como de jovens embaixadores para a economia digital, contribuindo num projeto com propósito de ajudar à promoção e ao crescimento dos negócios locais.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.