Por: Diana Mendonça
O aumento dos custos dos produtos está a provocar alterações nos hábitos de consumo das famílias. Optar por produtos mais baratos e de marca branca, comprar em segunda mão e evitar produtos de uso único são algumas das tendências do consumo, de acordo com os dados do inquérito Kantar Worldpanel.
Nos últimos anos, houve uma preocupação crescente dos consumidores com a origem das matérias-primas, a forma como são produzidos, entre outros fatores. Contudo, esta preocupação com o meio ambiente só é viável quando os consumidores têm meios financeiros para suportar os custos. Segundo os dados do inquérito, 58% dos inquiridos revela comprar produtos de mercearia de marcas amigas do ambiente. Os produtos ecológicos mais comprados são de limpeza e higiene (53%), artigos de papel (52%), cosméticos (27%) e artigos para bebés (11%). Perante a inflação e a redução do rendimento disponível, apenas 15% a 20% dos inquiridos revela que continuará a comprar este tipo de marcas.
Até os consumidores que têm por hábito consumir produtos ecológicos já os estão a trocar por outros artigos mais baratos. Cerca de 23% revela que já começou a fazer algumas substituições e 32% dizem que é provável começar a fazer essas trocas brevemente.
Os países que têm mais preocupação com as marcas sustentáveis e amigas do ambiente são a Alemanha (27%), Espanha (26%), França (15%) e Índia (11%).
Apesar de Portugal não ser contabilizado para este estudo, as tendências nacionais devem seguir as tendências dos restantes países. O aumento dos custos e a baixa capacidade financeira de fazer face aos aumentos, estão a gerar no nosso país uma substituição, a nível geral, por produtos mais económicos.
O estudo revela que as pessoas estão a optar por cozinhar mais em casa (54%), reciclar mais os artigos (48%) e comprar menos fast food e guloseimas (41%). Na hora de comprar os alimentos, as cadeias de supermercado com os preços mais baixos são as escolhidas, sendo que o Aldi, o Lidl e o Mercadona estão no topo de preferências dos consumidores. As compras a granel também registaram um aumento, sendo que 31% dos inquiridos revela utilizar esta técnica de compras para poupar.
Num futuro mais estável, 63% dos inquiridos diz que espera poder voltar a comprar marcas eco-friendly.
O inquérito da Kantar Worldpanel foi realizado entre abril e maio deste ano e recolheu nove mil respostas em vários países, daí que alguns resultados revelem tendências de consumo distintas entre países, como é o caso das compras a granel.