Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioEmpresas“Autocaravanismo está em ascensão há uns anos” – Maria Liquito

“Autocaravanismo está em ascensão há uns anos” – Maria Liquito

Por: Afonso Godinho

Com um crescimento de 97% em 2020, a Yescapa atingiu um volume de negócios avaliado em 1,96 milhões de euros. A empresa de autocaravanismo promete revolucionar os modelos de viagens e férias das pessoas, dando resposta a uma tendência cada vez mais presente em Portugal, uma vez que os dados da Yescapa apontam para que, em 2020, tenham sido realizadas cerca de 2.867 viagens de autocaravanismo.

Em entrevista à PME Magazine, Maria Liquito, Country Manager da Yescapa em Portugal, conduz-nos por uma viagem onde aborda o desenvolvimento da empresa nos últimos anos, a adaptação à realidade pandémica e as principais tendências do mercado português no autocaravanismo.

PME Magazine – Como avalia o desenvolvimento da empresa ao longo dos últimos anos?

Maria Liquito – A expansão e notoriedade a nível europeu global da Yescapa é notória, sendo líder europeu no aluguer de autocaravanas e campervans entre particulares em nove países europeus. Entre 2019 e 2020, na Yescapa Portugal, foi verificado um crescimento no volume de negócios de 97% no valor de 1,96M€, tendo praticamente duplicado o número de reservas, passando de 1670, em 2019, a 2867, em 2020.  

PME Mag. – De que forma é que a empresa se adaptou à nova realidade pandémica? Quais as principais mudanças no modelo operacional da empresa e que obstáculos/benefícios é que a atual conjuntura veio conferir à Yescapa?

M. L. – A pandemia da Covid-19 apanhou tudo e todos de surpresa. Adaptação foi, sem dúvida, a palavra chave. Como em qualquer situação, verificamos prós e contras, mas preferimos focar-nos nos prós. A nível operacional interno, não verificamos a necessidade de fazer muitas alterações, pois já trabalhamos com o digital, o que acabou por ser uma grande vantagem. O teletrabalho foi uma das medidas aplicadas face à Covid-19 e que pretende ser mantida pela Yescapa, mesmo após voltarmos ao dito “normal”. Para que as reservas se realizem com a máxima segurança, criámos a política de cancelamento flexível face à Covid-19, de forma a dar mais confiança e flexibilidade aos viajantes para a realização dos seus alugueres. Foi igualmente criado um manual de limpeza e desinfeção dos veículos para que, tanto o proprietário como o viajante, possam realizar os alugueres com a máxima segurança.

Criámos a política de cancelamento flexível face à Covid-19, de forma a dar mais confiança e flexibilidade aos viajantes para a realização dos seus alugueres.

PME Mag. – De que forma pode explicar o crescimento observado em 2020?

M. L. – O autocaravanismo está em ascensão desde há uns anos. As vantagens no contacto com a natureza, da proximidade com as culturas locais ou tempo de qualidade com quem se viaja são alguns dos fatores mencionados pelos viajantes. Em 2020, face à Covid-19, o distanciamento social e a procura de locais mais isolados fizeram com que a procura pelo autocaravanismo aumentasse. Viajar de autocaravana permite que as pessoas decidam o seu destino enquanto viajam, que possam estar mais isolados, dormir e fazer as refeições no mesmo local, sendo, por isso, procurado pelos viajantes neste período extraordinário que atravessamos. Todas as pessoas sentem a necessidade de viajar, fazer uma escapadela ou sair da rotina, mas querem fazê-lo sentindo-se em segurança.

PME Mag. – Com a adaptação a uma nova realidade, de que modo é que os portugueses vêm o autocaravanismo como uma forma mais segura para realizarem as suas férias?

M. L. – Os portugueses, ao viajar de autocaravana, sentem-se mais seguros, pois a autocaravana permite alojamento, deslocação, e fazer as refeições no mesmo lugar, sem necessidade de contacto com outras pessoas. Desta forma, os portugueses podem fazer uma escapadela, partir à descoberta com mais tranquilidade e segurança. Verificámos também que, em muitos casos (64% dos utilizadores da plataforma), é esta a forma escolhida para viajar em família. 

Todas as pessoas sentem a necessidade de viajar, fazer uma escapadela ou sair da rotina, mas querem fazê-lo sentindo-se em segurança.

PME Mag. – Quais os locais (cidades, distritos) que possuem um maior número de pessoas a optarem pelo autocaravanismo, em Portugal?

M. L. – Destacamos a zona geográfica de Lisboa, sendo a zona com mais proprietários e consequentemente, sendo a zona onde se iniciam/terminam mais alugueres. As zonas do Porto e Algarve são também regiões que têm mais reservas de veículos de lazer.

PME Mag. – Qual o custo médio para se realizar uma viagem de uma semana em formato de autocaravanismo?

M. L. – O custo médio de uma autocaravana tem em consideração diversos fatores, como os equipamentos do veículo, zona geográfica, idade do veículo e temporada em que pretende realizar a viagem. Se falarmos de uma viagem de uma semana em autocaravana, o valor médio rondará os 500 a 700 euros, tendo em consideração os elementos anteriormente mencionados.

PME Mag. – Quais as principais vantagens dos vossos serviços?

M. L. – Na Yescapa, a segurança de todos os nossos utilizadores é a prioridade. Para isso, validamos os documentos dos veículos, assim como os dos viajantes que pretendem alugar um veículo. Esta validação permite que o titular da conta Yescapa tenha acesso a um certificado de seguro e contrato de aluguer para a sua viagem. Tanto proprietário como locatário recebem estes documentos, sendo uma segurança para ambos na realização da viagem. O seguro de aluguer tem também incluído uma assistência em viagem 24h/7. Como intermediários no aluguer, asseguramos a transação dos pagamentos através da Yescapa, de forma a que ambas as partes sintam o máximo de segurança ao realizar o aluguer. Igualmente, a Yescapa está presente em diversos países europeus, tendo uma equipa de diferentes culturas, falando cerca de nove línguas. Este ponto é bastante apreciado pela nossa comunidade de proprietários e viajantes.

Se falarmos de uma viagem de uma semana em autocaravana, o valor médio rondará os 500 a 700 euros.

PME Mag. – Quais as principais experiências que os clientes procuram com os vossos serviços? Qual o perfil genérico dos vossos clientes e quais os principais motivos que os levam a recorrer ao autocaravanismo?

M. L. – Os motivos pelos quais os utilizadores optam pelos nossos serviços são relacionados com pessoas que pretendem viajar de uma forma diferente e fugir do turismo de massas. Cerca de 15% dos viajantes optam por alugar uma autocaravana de forma a experimentar, antes de adquirirem a própria autocaravana. O perfil dos viajantes que mais recorrem aos nossos serviços é de pessoas que pretendem experimentar o autocaravanismo pela primeira vez, sendo casais com um ou dois filhos, na faixa etária entre os 35-50 anos, que procuram desfrutar de mais tempo em família, bem como férias em contacto com a natureza.

PME Mag. – Quais os principais destinos escolhidos para quem opta por viajar desta forma?

M. L. – Em Portugal continental, destacamos a Costa Vicentina e o Alentejo, onde temos verificado um aumento da procura do interior do país e praias fluviais. Temos constatado também um aumento de viajantes que pretendem descobrir os Açores e a Madeira. Face à Covid-19, os portugueses têm planeado as suas viagens mais próximas da data da partida, levando muitos viajantes a partirem à aventura e a decidirem a próxima paragem já a bordo do seu veículo.

PME Mag. – A nível internacional, de que forma é que Portugal tem evoluído na prática destas atividades?

M. L. – Portugal é o terceiro maior mercado da empresa e um dos destinos mais requisitados pelos viajantes estrangeiros. Em 2020, mesmo face à crise sanitária da Covid-19, Portugal foi o destino mais reservado por estrangeiros. 

Cerca de 15% dos viajantes optam por alugar uma autocaravana de forma a experimentar, antes de adquirirem a própria autocaravana.

PME Mag. – Como tem sido desenvolvido o vosso processo de expansão internacional?

M. L. – A expansão internacional tem sido desenvolvida de acordo com as necessidades dos nossos utilizadores. Acompanhamos o desenvolvimento do autocaravanismo de forma global e procuramos parceiros que queiram apostar nesta forma de viajar para construir produtos adaptados às necessidades dos utilizadores. Um dos exemplos de parceiros são as seguradoras que apostam neste tipo de produtos (e criam-no, de raiz, em conjunto com a nossa equipa) de forma a proporcionar uma experiência única aos viajantes e segurança aos proprietários.

PME Mag. – Que novidades podemos esperar, num futuro próximo, por parte da Yescapa?

M. L. – A Yescapa tem trabalhado na sua expansão a nível europeu, tendo iniciado recentemente a sua atividade na Suíça. Para um futuro próximo, pretendemos melhorar o nosso serviço já existente, tanto a nível de website como app e prosseguir na expansão de destinos europeus em que (ainda) não estamos presentes. A Yescapa pretende trabalhar e reforçar a importância do turismo responsável, pelo que pretende aliar-se a entidades competentes de forma a consciencializar os seus viajantes para as boas práticas.

Acompanhamos o desenvolvimento do autocaravanismo de forma global e procuramos parceiros que queiram apostar nesta forma de viajar.

PME Mag. – Qual o principal fator diferenciador da Yescapa em relação a outras empresas da área?

M. L. – O principal fator diferenciador da Yescapa é o seguro de aluguer e assistência em viagem 24h/7 para cada aluguer. Esta cobertura não interfere com o seguro de circulação do proprietário. Este fator é também mencionado pelos utilizadores que recorrem ao nosso serviço, sendo as opiniões bastante positivas, indicando que transmite segurança para a realização de cada aluguer.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category