Home / Internacional / Aviação volta a ter contas positivas pela primeira vez depois da pandemia
aviação
Aviação começa a recuperar após prejuízos da pandemia (Foto: Pixabay)

Aviação volta a ter contas positivas pela primeira vez depois da pandemia

O setor da aviação está a recuperar os resultados positivos pela primeira vez desde o verão 2019. O fechar das contas do primeiro semestre do ano revelou dados positivos para várias companhias aéreas, sobretudo com a recuperação do tráfego aéreo entre abril e junho.

A companhia aérea Air France-KLM revelou que obteve um lucro de 324 milhões de euros no segundo trimestre do ano. Este foi o primeiro resultado positivo para a companhia desde o verão de 2019, segundo a edição online do Dinheiro Vivo.

De acordo com os dados da companhia, na pior fase da pandemia, a mesma perdeu receitas estimadas em 11.000 milhões de euros. Com a retoma, a empresa aumentou as receitas para 6.700 milhões de euros, mais 143,9%, face ao período homólogo de 2021.

Por sua vez, o International Airlines Group (IAG), que inclui as companhias British Ariways e Iberia, registou lucros na casa dos 293 milhões de euros, no segundo trimestre do ano. No mesmo período em 2021, a empresa registava prejuízos na ordem dos 967 milhões de euros no mesmo período de 2021, segundo os dados da companhia.

Já o grupo Lufthansa registou 259 milhões de euros de lucro no segundo trimestre do ano. Este valor revela uma grande recuperação face às perdas de 756 milhões de euros obtidas no ano de 2021.

A companhia United Airlines também anunciou lucros no valor de 329 milhões de dólares, o equivalente a 322,8 milhões de euros, entre abril e junho. Contudo, este valor está abaixo do esperado por alguns analistas devido ao aumento dos preços dos combustíveis.

O grupo SATA, que inclui a SATA Air Açores e a Azores Airlines, revelou lucros de 107,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Estes valores revelam um crescimento de 51,4% face a 2021. A TAP ainda não apresentou os resultados do primeiro semestre do ano.