Home / Empresas / Baixas estimativas de crescimento económico mundial para 2023
crescimento económico mundial
OCDE divulga as baixas estimativas de crescimento da economia global (Foto: Pexels)

Baixas estimativas de crescimento económico mundial para 2023

Por: Eduarda Coelho

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou nesta segunda-feira, 26 de setembro, as baixas estimativas de crescimento da economia global para este ano e para 2023. Segundo a OCDE, estima-se que a economia mundial cresça 3% este ano, travando para 2,2% em 2023. Das causas, destaca-se a guerra na Ucrânia, as políticas zero covid, e a consequente inflação.

Em relatório divulgado, a OCDE prevê que o crescimento do PIB mundial, que estagnou no segundo trimestre deste ano, fique em 2,8 biliões de euros aquém do esperado antes da guerra na Ucrânia. Em relação aos países da Zona Euro, a economia encontra-se perto da estagnação, com um crescimento previsto de 0,23% em 2023. 

Já na China, devido às políticas zero relacionadas com a covid-19 na China, a economia nacional também está a desacelerar com uma queda para 3,2%.  

Segundo as previsões da OCDE, é antecipado que a inflação atinja os 8,2% em 2022, seguida de uma descida no ano seguinte. No entanto, a projeção de 6,2% para 2023 ainda está muito acima do recomendado (2%).  

Devido às previsões negativas para o crescimento económico mundial, a OCDE declara que “a economia global está a pagar um preço elevado pela agressão militar não provocada, injustificável e ilegal da Rússia”.