Home / MERCADO / Economia / Beamian: a plataforma de eventos que acompanha a transformação digital
Beamian plataforma digital transição digital setor de eventos
Beamian, a plataforma de showcase de marcas (Foto: Divulgação)

Beamian: a plataforma de eventos que acompanha a transformação digital

A plataforma beamian 2.0 é destinada ao setor de eventos e vai permitir que as empresas planeiem os seus eventos de acordo com as necessidades e exigências da audiência digital, acompanhando assim a transformação digital do setor.

A beamian 2.0 é a plataforma de eventos que permitirá às empresas customizarem a sua marca e os seus produtos, para que seja possível “reproduzir a identidade visual da marca, tornando a experiência de visualização mais inclusiva, intuitiva e envolvente a audiências remotas”.

A plataforma nasce depois de se verificar “a necessidade de os organizadores planearem os seus eventos com base numa estratégia omnicanal e reestruturou a sua plataforma, adaptando-a aos desafios de uma audiência assumidamente digital”.

Para Sérgio Pinto, cofundador e CEO da beamian, “a tendência dos eventos virtuais trata-se de um fenómeno de crescimento, que era muito redizído até aqui. A ideia do digital ainda não tinha sido devidamente integrada no nosso segmento”. No entanto, garante que chegou “à clara conclusão de que todos os avanços da nossa plataforma são sustentáveis no futuro, e não apenas derivados de uma situação excecional”.

De acordo com a nota de imprensa, a plataforma desenvolveu “um marketplace que potencia o networking em eventos virtuais business to business (B2B)”. O comunicado dá ainda conta que não estão previstas funcionalidades respetivas ao e-commerce, porém a plataforma trata-se de ser “um showcase dos produtos e ofertas”.

Uma das empresas que já colabora com a beamian desde 2018, a Exponor Exhibitions, afirma que com as novas funcionalidades apresentadas pela plataforma, a adaptação do setor à nova normalidade é mais fácil e acessível.

A diretora de marketing da Exponor, Carla Maia, afirma que a “Exponor Exhibitions tem como objetivo assumir-se, cada vez mais, como uma entidade que proporciona experiências de negócio como um ecossistema”. É por isso que a marca criou, em conjunto com a beamian, um novo modelo de negócios que “contribuirá para envolver as comunidades, gerir o público por territórios desconhecidos e encontrar os clientes onde eles estiverem.”

Carla Maia reconhece que a pandemia também acelerou o processo de transição digital das feiras, que passam agora a assumir um modelo online, híbrido e presencial.

Adicionalmente, a beamian desenvolveu um site público capaz de oferecer aos participantes acesso a eventos ou sessões específicas de forma anónima e sem quaisquer registos, pelo que compreende que não seja necessária uma partilha de dados.