Home / Empresas / Bewater perde concessão com município de Mafra
Contrato de concessão com município de Mafra termina em 2016

Bewater perde concessão com município de Mafra

A Be Water, S.A,  entidade privada que opera na área da gestão de águas, perdeu a concessão das águas do município de Mafra, em 5 de dezembro.

A Câmara Municipal de Mafra informou ontem em comunicado que “na prossecução do superior interesse público municipal, vai iniciar o processo de resgate da concessão do serviço público de abastecimento de água e de reversão do serviço público de saneamento de águas residuais (em baixa), com vista à assunção da gestão integral dos referidos serviços pelo Município de Mafra”.

A Be Water, S.A. desenvolve a sua atividade em várias  zonas do território nacional diretamente e através de duas subsidiárias. O grupo garante o abastecimento de água a mais de 300.000 pessoas, enquanto entidade gestora de várias concessões de água e saneamento e presta serviços de operação e manutenção quer para entidades públicas ou privadas.

A Be Water é a entidade gestora de quatro contratos de concessão nos concelhos de Mafra, Ourém, Valongo e Paredes. É ainda prestadora de serviços para a Águas do Algarve, S.A.

Nos contratos de concessão de serviços públicos de abastecimento de água e de drenagem e de tratamento de águas residuais, a Be Water assume o papel de entidade gestora responsabilizando-se em regime de exclusividade pela gestão e exploração dos sistemas, considerando todas as atividades de operação, manutenção e de investimento. A Be Water presta assim um serviço público regulado pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

A Câmara Municipal de Mafra reservou-se no direito de não prestar mais declarações enquanto não for tomada deliberação municipal sobre este processo. Esta medida permite ao município descer o preço da água, apontada como uma das mais caras a nível nacional.

A Be Water, S.A ainda não se pronunciou sobre a decisão unilateral.