A Bird, empresa de mobilidade partilhada de veículos elétricos, lança agora em Lisboa um sistema de parqueamento que torna obrigatório o estacionamento de trotinetes em locais pré-definidos, garantindo mais segurança aos peões. Adicionalmente, para oferecer novas funcionalidades de segurança aos seus utilizadores, colocou na cidade o seu modelo de veículo mais recente, a Bird Três.
Este modelo permitirá à empresa, através de um sistema de GPS, saber em tempo real onde está cada trotinete e, caso o utilizador tente terminar a viagem fora dos locais de estacionamento, não o conseguirá fazer através da aplicação, sendo que continuará a pagar até estacionar num local designado para o efeito.
Em Lisboa, os utilizadores da Bird na zona das Avenidas Novas são os primeiros a ter acesso a este sistema, mas o objetivo é depois alargá-lo a outros pontos da capital onde as trotinetes são mais utilizadas e onde se tem verificado um estacionamento mais desordenado. Os locais de parqueamento obrigatório são previamente definidos, num processo promovido pela Câmara Municipal, sendo que a Bird também já implementou este modelo na cidade do Porto.
“Este sistema permite colocar um ponto final nos estacionamentos desordenados e contamos com a colaboração e compreensão dos nossos clientes para alcançar esse propósito. A locomoção através de trotinetes está a ganhar cada vez mais adeptos, sendo algo que consideramos como muito positivo e totalmente expectável, já que se trata de um meio de transporte económico, de fácil utilização, seguro e amigo do ambiente, mas é também necessário que a sua utilização seja responsável e ordenada,” sublinha Toni Riera, Diretor Geral da Bird para Portugal e Espanha.
Bird Três: sustentabilidade, segurança e tecnologia
A empresa lançou igualmente a Bird Três, um veículo projetado para ser a trotinete elétrica mais sustentável do mercado, equipada com uma bateria com capacidade de até 1 kWh, o que significa que exige recargas menos frequentes e pode percorrer mais quilómetros, com uma bateria totalmente carregada, do que qualquer outro veículo elétrico partilhado, atualmente existente no mercado. Isto traduz-se num sistema ambientalmente mais sustentável que permite a redução de emissões de carbono, ao longo do ciclo de vida da trotinete.
A bateria do veículo tem um ciclo de vida mais prolongado e, por outro lado, foi construída com uma proteção à prova de água, poeira e roubos. Foi igualmente dada especial atenção a outros detalhes, como o acelerador com sensor duplo e um sistema triplo de travagem.