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Bistrô da Bekas, emoções e experiências na cozinha em conservas

por: Denisse Sousa

Isabel da Nova, uma apaixonada pela culinária, criou o Bistrô da Bekas como uma forma de fazer perdurar pela eternidade momentos felizes e de partilha na cozinha com conservas gourmet.

Sempre à procura de combinações de sabores criativos, o projeto alia-se à aprendizagem técnica com chefs de renome do mundo gastronómico, como Miguel Mesquita, e na aposta numa seleção criteriosa de produtos.

Da hotelaria para a cozinha

Isabel da Nova decidiu em 2007 abandonar a área da hotelaria para trabalhar na área de gestão de empresas, mas sempre com uma inquieta paixão pela cozinha e pelas experiências. Em 2016 foi convidada pela revista ROBOT Teleculinária Especial, para fazer parte da equipa com o chef Miguel Mesquita. O projeto deu razão e consistência para avançar com uma nova ideia que já tinha na gaveta desde 2014.

“Queria fazer experiências, provas  para chegar a um produto diferenciador ao que existia no mercado nacional e internacional”, conta à PME Magazine.

Entre 2015 e 2016 fez a abordagem ao mercado para perceber a recetividade da parte do cliente. Percebeu, assim, que “o cliente identifica um valor acrescentado muito elevado ao produto, diferenciando do resto pela sua singularidade de criação, como pela intimidade que colocava na mesa em casa de cada um”.

O momento chegou com o convite para participar no Campo Pequeno Gourmet 2017, que se revelou um mar de oportunidades. Com elogios e incentivo de restaurantes, wine bars e caves, decidiu então dedicar-se a 100% ao negócio e avançar com o projeto Bistrô da Bekas.

“Comecei a ir a congressos de empreendedorismo, candidatei-me a Academia de Comércio de Lisboa, e estive na aceleradora de junho a julho, a ouvir a refletir a estudar estratégias, a alterar dogmas de trás a atualizar informação. Fiz o registo na plataforma da AICEP, e vou ficando informada da oportunidade que vem de fora.” explica à PME Magazine.

Um bistrô com produtos nacionais

O Bistrô da Bekas tem por missão Imortalizar Portugal pelo sabor. Com uma produção orgânica de confitados, patês e pickes, a marca rege-se por uma criteriosa seleção de pequenos produtores nacionais e tenta estabelecer uma relação de cumplicidade com o consumidor.

“Sem corantes e sem aditivos artificiais projeta para uma conservação 100% em azeite virgem extra, tudo cortado e filetado à mão, uma cozinha lenta, com todo o amor e tempo do mundo.” explica Isabel Nova.

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Mais recentemente, o Bistrô da Bekas deu um passo importante no seu reconhecimento como marca gastronómica, ao ser convidado para participar na Business Transformation Summit.  Desta experiência Isabel descobriu  que há ferramentas digitais que podem ajudar na construção de negócio e evolução do relacionamento com o cliente.

“Há ferramentas bastante evoluídas que nos podem ajudar a conhecer o cliente e podermos direcionar ao nosso alvo muito mais assertivos. É inevitável esta evolução tecnológica e consequente transformação dos nossos negócios, temos mais responsabilidade com o nosso cliente pois vamos conhecendo-o cada vez melhor e estaremos mais próximos.”

Para manter o crescimento e desenvolvimento constante da marca, Isabel da Nova trabalha com vários Chefs e especialistas em cozinha.

“Neste momento tenho o chef Elísio Bernardesm como embaixador da marca, pois após trabalhar o produto em Oslo, quis logo fazer parte do projeto. Também recentemente, com a nossa colaboração com a NOSTRA, dieta mediterrânica, captei a Drª Filipa Quinaz, Bioquímica e futura nutricionista, que após o meu convite, em colaborar com a marca aceitou e está super entusiasmada.”

O Bistrô da Bekas está disponivel em lojas  no Lumiar, Sesimbra, Cascais, Carnaxide e Alcântara e estará presente no Mercado de Natal Campo Pequeno (29 de nov a 3 de dez) e no Mercado Marca-te (Feira de Natal na FIL – 06 a 10 de dezembro).