Por: Filipa Ribeiro
A Bondalti, uma empresa dedicada ao tratamento e reutilização de água, vai apresentar no dia 15 de junho, na Adega Institucional de La Grajera em Logroño (La Rioja, Espanha), um sistema inovador de tratamento e valorização de águas residuais.
Desenvolvido no âmbito do projeto europeu LIFE Multi-AD 4 AgroSMEs, a nova tecnologia irá estabelecer novos níveis de eficiência na gestão da água enquanto fator crítico para a competitividade das PME do setor agroalimentar da União Europeia.
Sendo este setor o segundo maior do continente e composto por 95% das pequenas e médias empresas no tecido empresarial europeu, torna-se relevante o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos, para o qual é necessário um novo paradigma tecnológico que permita às empresas evoluir para um modelo de economia circular.
Assim, o projeto LIFE Multi-AD decidiu criar um sistema anaeróbico eficiente e acessível, baseado num reator multi-estágio de alto rendimento, que irá permitir às empresas do setor agroalimentar uma maior sustentabilidade a nível económico e ambiental.
Esta nova solução, instalada à escala industrial nas Bodegas AGE, já demonstrou a sua capacidade para reduzir a contaminação em águas residuais em mais de 90%, bem como para diminuir o consumo de eletricidade em processos de depuração em 186.000 kWh/ano e o custo de gestão de lamas em cerca de 80%.
O sistema também produz biogás, utilizado como fonte de energia térmica no próprio sistema de depuração, o que lhe permite ser energeticamente autossuficiente e cumprir com as metas de descarbonização.
A nova tecnologia irá ser apresentada no dia 15 de junho, num fórum de networking que realizar-se-á na Adega Institucional de La Grajera em Logroño (La Rioja, Espanha), e que contará com a participação de especialistas do setor de água, administração pública e de empresas de alimentos e bebidas.