Por: Rita Pablo
O Banco BPI (BPI) e o Fundo de Investimento Europeu (FEI) assinaram um acordo que prevê a mobilização de até 155 milhões de euros em linhas de crédito para melhorar o acesso ao financiamento de empresas portuguesas de pequena e média dimensão (PME). O acordo, apoiado pelo programa InvestEU, pretende alavancar o financiamento de empresas elegíveis em Portugal para atividades em três categorias: setores culturais e criativos, inovação e digitalização, e sustentabilidade.
Com o apoio do programa InvestEU, o BPI vai disponibilizar financiamento para investimentos centrados na transição para uma economia verde e sustentável. Vai apoiar investimentos inclusivos, verdes e eco-friendly até cerca de 69 milhões de euros em áreas como a descarbonização, energias renováveis, eficiência energética, mobilidade com baixas emissões ou de nível zero, resiliência climática e economia circular, beneficiando de taxas de juro reduzidas e de requisitos colaterais. Na área da Inovação e Digitalização o financiamento vai até 57 milhões para apoiar empresas que invistam em digitalização e inovação, incluindo atividades de I&D e a adoção de novas tecnologias. Para os setores culturais e criativos, a mobilização poderá ser até cerca de 29 milhões de euros em linhas de crédito para estes negócios.
Uma das principais prioridades do FEI é assegurar a competitividade das PME europeias que estão empenhadas na transição digital e verde. Com este acordo e o financiamento do InvestEU durante tempos turbulentos, as empresas portuguesas vão poder aceder ao financiamento de que necessitam à medida que avançam para a uma economia mais inovadora, digital e sustentável. Ao mesmo tempo, vai oferecer apoio a empresas em indústrias criativas e culturais que desempenham um papel tão importante na definição da nossa identidade a nível local e europeu”, afirmou Roger Havenith, vice-presidente executivo do FEI.
Já João Pedro Oliveira e Costa, presidente executivo do BPI, disse que “este acordo reforça a parceria estratégica entre o BPI e o FEI na mobilização de instrumentos financeiros para apoiar as PME. É muito importante que o BPI tenha sido selecionado pelo FEI para a implementação do InvestEU em Portugal”.