Quinta-feira, Novembro 28, 2024
InícioEmpresasBurnout pode ser a próxima ‘pandemia’ entre profissionais

Burnout pode ser a próxima ‘pandemia’ entre profissionais

Desde a pandemia da Covid-19 que os problemas de saúde mental, os esgotamentos e o stress têm sido alvo de debates entre líderes e profissionais. O isolamento da população e a mudança de rotinas está a levar os líderes mais jovens ao burnout, segundo conclui um estudo do Grupo Adecco.

O estudo “Reseting Normal: Defining the new era of work/2021” foi feito a 15 mil profissionais, em 25 países de todo o mundo, sendo que 34% das mulheres e 29% dos homens dizem que o seu bem-estar mental piorou ao longo do último ano. 

O esgotamento tem sido um motivo de preocupação para toda a força de trabalho – quase quatro em cada 10 profissionais. Mais de metade dos jovens líderes(54%) estão a sofrer de burnout, precisamente os líderes que deverão assegurar o futuro, lê-se no comunicado.

O problema está também na falta de perceção e empatia entre trabalhadores e colegas. A maioria dos gestores ainda está aquém quando se trata de identificar sinais de esgotamento nos seus funcionários.

De acordo com o Grupo Adecco, quase quatro em dez trabalhadores sofrem de excesso de trabalho ou de esgotamento e os seus gestores diretos raramente reparam. Assim como 67% dos não-gestores afirmam que os seus líderes não correspondem às expectativas de perceber o seu bem-estar mental.

Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal afirma que “os líderes precisam de ter competências transversais fortes, como a empatia e inteligência emocional, o autoconhecimento, capacidade de escuta ativa, que são essencialmente traços de um perfil de liderança inclusivo, essenciais para detetar mais facilmente os sinais de stress e poder ajudar um profissional antes de uma escalada maior na doença mental”.  

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category