Por: Isabel Neves, business angel
O que são business angels? Business angels são empreendedores que investem o seu próprio dinheiro, know how, mentoria e suas redes de contactos em prol do desenvolvimento de novas ideias e novos negócios.
A EBAN (European Business Angel Network) define um business angel como um indivíduo privado que investe o seu próprio dinheiro em empresas não cotadas e traz para a empresa a perícia, a rede de contactos e o conhecimento do mercado que será instrumental ao crescimento da empresa.
Business angels são, de facto, investidores informais em capital de risco, na medida em que, atuando sozinhos ou em grupo, por norma não fazem disso a sua atividade principal e não estão organizados em sociedades de capital de risco, o que desde logo os diferencia das venture capital.
Os business angels definem-se por serem empreendedores que investem o seu próprio dinheiro em startups de grande potencial e atuam normalmente numa fase muito inicial dos projetos, o que se designa por early stage, tendo em conta que nessa fase a necessidade de investimento é menor. Tendencialmente, investem em negócios de proximidade geográfica que lhes permita maior envolvimento pessoal, mentorando e acompanhando de perto as equipas de gestão.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.