Home / MERCADO / Economia / Caima investe 40 milhões de euros para garantir neutralidade carbónica
caima
Caima faz investimento para garantir neutralidade carbónica (Foto: Arquivo)

Caima investe 40 milhões de euros para garantir neutralidade carbónica

A Caima, biorefinaria do Grupo Altri que produz fibras celulósicas para a indústria têxtil, vai fazer um investimento de 40 milhões de euros numa nova caldeira de biomassa com o intuito de garantir a neutralidade carbónica, tornando-se a primeira fábrica de fibras celulósicas a produzir sem combustíveis fosseis. 

De acordo com o comunicado enviado às redações, esta nova central de biomassa irá fazer parte do projeto “Caima Go Green” e está previsto que funcione em conjunto com a central já existente da GreenVolt, havendo a substituição da caldeira mais antiga por esta nova a biomassa, o que resultará num aumento de capacidade.

Segundo o comunicado, a energia desta central, que irá ser produzida através de resíduos florestais, vai conseguir responder à totalidade das necessidades de energia térmica da fábrica e, especialmente, aos novos projetos de inovação, mas também aumentará a capacidade de produção de energia elétrica.

“Este é um passo importante para a Caima, não só por permitir um reforço da produção de fibras celulósicas e de novos projetos de inovação, mas principalmente pela aposta feita numa unidade que passará a ser totalmente verde, gerando energia para toda a unidade, mas também para disponibilizar à rede. Este investimento vem sublinhar a estratégia de sustentabilidade da Altri, permitindo acelerar o cumprimento dos objetivos inscritos no ‘Compromisso 2030’ do grupo”, afirma José Pina, CEO da Altri, empresa de produção de pastas de eucalipto e gestão florestal sustentável.

Esta nova caldeira da fábrica, localizada em Constância, estará concluída até ao final de 2024 e ainda está sujeita às aprovações regulamentares adequadas.