Quinta-feira, Abril 3, 2025
InícioEmpresasCâmara de Lisboa promove projetos-piloto para a transição energética da capital

Câmara de Lisboa promove projetos-piloto para a transição energética da capital

Programa de inovação colaborativa da Câmara Municipal de Lisboa juntou startups com organizações-chave em Portugal para liderarem a transição energética da capital. Os projetos desenvolvidos vão desde a aplicação de inteligência artificial à eletrificação até uma solução que permite monitorizar o comportamento dos veículos na cidade.

No âmbito do programa Smart Open Lisboa (SOL) Transição Energética, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e gerido pela consultora de inovação colaborativa Beta-i, dez empresas com presença no mercado nacional e startups, tanto nacionais como internacionais, juntaram-se para desenvolverem soluções focadas em acelerar a transição energética de Lisboa, rumo a uma cidade net-zero.

Foram seis os projetos-piloto a chegarem ao final do programa para dar resposta a diferentes desafios da cidade e que passarão já para a fase de aplicação em contexto real, existindo outros ainda em estudo e com possibilidade de se virem a concretizar.

Durante os últimos seis meses, empresas e empreendedores dedicaram-se ao desenvolvimento dos pilotos, de forma a responderem às necessidades identificadas na cidade, utilizando dados reais, com vista a melhorar a vida na capital. A Ana Aeroportos, Brisa, Carris, Delta, EDP, Galp, Greenvolt Comunidades, Schréder, Sonae Sierra e Sporting Clube de Portugal foram os parceiros do programa e que trabalham ao lado dos empreendedores. A estes, juntaram-se a 3xP Global, a Adene – Agência para a Energia e a Vieira de Almeida como parceiros institucionais, dando apoio e trazendo conhecimento nas suas áreas ao longo do programa.

“Com este programa, continuamos a criar e a reforçar laços numa comunidade de instituições que veem a inovação de forma colaborativa como uma prática de co-criação e como solução para os desafios centrais das áreas estratégicas de Lisboa”, considera Diogo Moura, vereador da economia e inovação da Câmara Municipal de Lisboa.

Diogo Teixeira, CEO da Beta-i, explica que “uma capital neutra em carbono até 2030 é uma meta de todos, mas também um grande desafio no qual a generalidade dos stakeholders da cidade, sem exceção, precisam de estar envolvidos. Só através da inovação em colaboração será possível desenvolverem-se soluções de impacto e escaláveis, que se traduzam em passos significativos no que respeita à transição energética”.

Esta edição introduziu ainda no programa a criação de uma componente de comunidade que assenta numa plataforma de partilha de conhecimento e experiências, e que permite às empresas envolvidas discutirem temas prioritários com uma visão estratégica.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category