Home / Empresas / Casos de Sucesso / Cimai: a química do sucesso
3-casos-sucesso cimai
Cimai aposta no desenvolvimento de produtos amigos do ambiente (Foto: Cimai)

Cimai: a química do sucesso

Por: Ana Rita Justo

Nascido em 1987, o Grupo Cimai especializou-se no fabrico de produtos químicos para tratamento de águas, higiene e limpeza e na manutenção de piscinas. Uma empresa familiar, hoje com operações no Brasil e a exportar para os PALOP e Europa, agora com o foco nos produtos sustentáveis.

Foi em Sintra que a Cimai se instalou em 1987, sob a liderança de Maria de Lourdes Mesquita, química e investigadora que criou a empresa que viria a tornar-se líder no fabrico de produtos químicos para tratamento de águas, higiene
e limpeza e que mais tarde desenvolveria também o seu trabalho na manutenção de piscinas. Em 2014, o filho, Pedro Mesquita, assume a gestão da empresa, que ainda hoje lidera.

“A Cimai nasceu em 1987, mas só inicia atividade industrial em 1994 quando constrói uma fábrica no concelho de Sintra. Deixámos de ser uma empresa de desenvolvimento e passámos a ser uma empresa com desenvolvimento e com indústria. Começámos a tocar várias indústrias, nomeadamente no setor da manutenção industrial – a fazer
produtos químicos para outras indústrias – sempre numa ótica B2B, que ainda hoje é o nosso foco”, começa por explicar Pedro Mesquita, diretor-geral da Cimai.

As oportunidades de negócio levaram a Cimai a novos rumos em 2003, aquando da construção dos estádios para o Campeonato Europeu de Futebol de 2004, altura em que começaram a fazer manutenção de piscinas para clubes como o Benfica e o Sporting.

 

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.