Home / Empresas / Cimpor investe 100 milhões para reduzir as emissões de CO2
Reduzir as emissões de CO2 Cimpor Portugal
Empresa pretende aplicar medidas sustentáveis à produção (Foto: Unsplash)

Cimpor investe 100 milhões para reduzir as emissões de CO2

O grupo empresarial pretende investir em projetos de investigação e modernização de equipamentos, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 em 37% até 2030. A Cimpor comprometeu-se também a adquirir, num futuro próximo, painéis fotovoltaicos e equipamentos de recuperação de calor residual.

Em comunicado, a cimenteira portuguesa refere que o investimento inicial será de 100 milhões de euros, que se destinam a projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) e à modernização dos ativos industriais nos próximos dez anos.

O grupo pretende, ainda, substituir cerca de 70% dos combustíveis fósseis que costuma utilizar na sua atividade por outras fontes de energia, com o objetivo de evitar o aterro e o uso de combustíveis fósseis convencionais.

Outro investimento anunciado será para a aquisição de painéis fotovoltaicos e equipamentos de recuperação de calor residual para produção de energia elétrica. O grupo quer passar a produzir uma quantidade suficiente de energia que possa cobrir cerca de 30% das necessidades energéticas de todas as unidades de produção.

“A meta que definimos para 2030, e para a qual estamos a trabalhar avidamente, permite-nos estar confiantes de que os processos e medidas que adotamos na produção dos nossos produtos se vão tornar num novo ‘benchmark’ para a indústria cimenteira”, comenta Luís Fernandes, presidente executivo da Cimpor Portugal e Cabo Verde, citado no comunicado.

A medida para redução de emissões está “integrada na estratégia ambiental a longo prazo da empresa” e que se enquadra “no plano de transição para uma economia neutra em carbono, que deverá ocorrer a meio deste século”, acrescenta o documento.