Com mais de 600 colaboradores espalhados por 8 países, a plataforma de CRM Pipedrive partilha cinco dicas para manter a cultura organizacional, mesmo com a equipa à distância, em teletrabalho.
1. Ter bons canais de comunicação – para a Pipedrive, para “poder chegar aos trabalhadores da melhor forma, é necessário ouvi-los desde o primeiro momento e garantir que possuem as mesmas condições”.
2. Rotinas sim, mas flexíveis – a plataforma de CRM sublinha que “é importante que se tente perceber quais as preocupações e angústias das pessoas, para entender de que forma se pode adaptar o trabalho”. “Aceder a pedidos simples como ir tratar do filho por um momento ou a realização de outras tarefas que podem contribuir para uma maior felicidade do trabalhador são essenciais para garantir uma maior aceitação e produtividade”, refere a empresa em comunicado.
3. Olhar atento aos negócios e às equipas – os colaboradores deverão continuar a sentir-se acompanhados, “para que o espírito de grupo e entreajuda não se perca”. “É importante perceber que, apesar de já não se encontrarem no mesmo local físico, que o apoio e feedback dado aos trabalhadores deve ser o mesmo, para que não se sintam perdidos nesta nova realidade.”
4. Bem-estar físico e mental – a resiliência é uma das capacidades que mais se testa no teletrabalho. “Preservar a cultura da empresa também passa por manter as reuniões semanais ou mensais programadas, assim como os momentos de lazer. Combinar uma hora onde reúne os seus colaboradores apenas para conversar num contexto relaxado e sem se falar de trabalho, pode ser essencial no bem-estar dos trabalhadores e por sua vez na motivação e comprometimento com a empresa dos mesmos”, advoga a Pipedrive.
5. Recrutar de forma alternativa – pode acontecer ter de recrutar em tempos de quarentena. Assim, é importante que a empresa “desenvolva alternativas reais e seguras para promover estas mesmas experiências, mas numa realidade alternativa, que permita ao trabalhador ter contacto com alguns dos valores e cultura da empresa, mas vivendo-as de uma forma distinta”. “Apostar em realizar entrevistas por videoconferência ou promover a assinatura de contratos de forma digital podem ser formas de adaptação a esta nova realidade em que vivemos.”