O clima de consumo na Europa continua em ascensão, com o mês de outubro a registar 21,3 pontos, o que é relativamente superior ao do mesmo mês de 2020 que apresentou um indicador de -9,6 pontos.
As expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto ou serviço registam indicadores positivos em outubro, ainda que a variação tenha sido negativa ou nula em comparação com setembro.
A Letónia, Áustria e Hungria apresentam as maiores subidas no que concerne às expectativas económicas e Portugal mantém o indicador positivo, ainda que as expectativas económicas tenham decrescido em quatro pontos.
No geral, o indicador expectativas salariais caiu para sete pontos, sendo a Letónia a registar a maior subida, acompanhada pela Hungria. Este padrão também se verifica em Portugal, que cai quatro pontos face ao mês anterior, mas também o indicador positivo de oito pontos.
No que toca ao indicador propensão para comprar mantém-se igual a setembro. A predisposição para comprar subiu dois pontos mantendo, no entanto, o indicador negativo com -18 pontos.