A empresa espanhola divulgou, esta segunda-feira, as principais alterações nos planos de benefícios dos colaboradores previstas para 2021. A estratégia prevê a digitalização dos benefícios e a aposta na saúde mental dos trabalhadores.
A Cobee, empresa detentora de uma plataforma digital gestora de benefícios, sublinha que os atuais sistemas de compensação vão começar a focar-se em “ferramentas digitais para satisfazer as necessidades personalizadas dos colaboradores”, enquanto que os empresários podem passar a investir no salário emocional dos seus trabalhadores.
Em comunicado, a Cobee defende a urgência da aposta no digital em 2021, dada a situação pandémica. Neste caso, são os trabalhadores que passam a optar por usufruir dos seus benefícios “independentemente de o seu posto de trabalho ser presencial ou não”.
Dada a incerteza criada pela Covid-19, aliada a um período de grande stress no local de trabalho, a marca acredita ser necessária uma maior flexibilidade laboral, para que a gestão integral dos benefícios seja feita pelos próprios trabalhadores, quando e como estes preferirem, sem que haja intermediários entre os prestadores de benefícios e os trabalhadores.
A Cobee destaca ainda a importância do investimento em salário emocional, dados os baixos aumentos salariais perspetivados para 2021, como estratégia de retenção de talento nas empresas e incentivo ao trabalho dinâmico e proativo das equipas.
“A pandemia tornou os colaboradores mais exigentes quanto às suas condições laborais”, comenta Borja Aranguren, CEO e cofundador da Cobee, citado no comunicado. “Por outro lado, os líderes empresariais estão agora conscientes da importância de velar pela satisfação e o bem-estar dos seus colaboradores”, finaliza.