No ano de 2022, entraram mais 262 empresas para o plano de Compromisso Pagamento Pontual (1768), face ao ano de 2020 (1507). Os diplomas foram entregues no passado dia 9, numa cerimónia online promovida pelo Compromisso Pagamento Pontual e a Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em colaboração com a Ordem dos Contabilistas Certificados.
Entre as empresas aderentes estão a COPS (empresa de segurança) e Beltrão Coelho (empresa de tecnologia de informação) que receberam, na passada quinta-feira, dia 10 de fevereiro, a renovação do diploma de Compromisso Pagamento Pontual. As empresas ficaram assim entre as 1768 entidades consideradas “boas pagadoras” em Portugal, estando obrigadas a cumprir os seus compromissos, especialmente o pagamento aos fornecedores, visto que apenas, aproximadamente, 15,6% das entidades nacionais efetuam os pagamentos nos prazos estipulados.
“Nesta altura tão complicada de conjetura pandémica, é de extrema importância que as empresas cumpram os prazos de pagamento aos seus fornecedores e colaboradores”, afirmou Miguel Ferreira, diretor-geral da COPS.
Já a diretora-geral da Beltrão Coelho, Ana Cantinho, afirmou que “a sobrevivência de algumas empresas e o sustento de muitas famílias está dependente de as entidades cumprirem com os pagamentos contratualizados . Este é um dos valores que alicerçam a atividade e a postura da Beltrão Coelho”.
As empresas aderentes empregam, no conjunto, mais de 100 mil trabalhadores, a grande maioria pequenas empresas (89,28%) e encontram-se no distrito de Lisboa, de acordo com os dados fornecidos pelo Compromisso Pagamento Pontual. De acordo com os dados disponibilizados na sessão de entrega de diplomas a empresas aderentes em 2022, o setor que se destacou mais relativamente à quantidade de empresas aderentes foi o de atividade, comércio por grosso e retalho, com uma percentagem de 22,22%, de seguida ficou o setor de administrativas e serviços de apoio, 22,10%.
O diploma sobre o compromisso de pagamento pontual foi atribuído após a análise técnica realizada pela Informa D&B, pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP), pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA).
A sessão de entrega dos diplomas às empresas aderentes foi realizada online e marcaram presença oradores como Armindo Monteiro, presidente da ANETIE, Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, Heitor Costa, diretor executivo da APIFARMA, Rodrigo Faria, diretor de experiência do consumidor da Informa D&B e Rafael Campos Ferreira, vice-presidente da AIMMAP.