Por: Ana Ganhão, Humanistic Professional Coach
A comunicação é um dos bens mais preciosos da humanidade. Através dela conseguimos relacionar-nos, passar valores, culturas, trocar conhecimentos, divulgar ideias, informações e expressar sentimentos.
Existem várias formas de comunicação: verbal, que inclui a comunicação escrita e oral; e a comunicação não verbal como gestos, sinais, códigos sonoros, expressões faciais ou corporais, imagens ou outros códigos representativos.
Estamos a comunicar o tempo todo, pela forma como andamos, vestimos, como falamos ou ficamos em silêncio ou como gesticulamos.
Para comunicar com eficácia será necessário estabelecer uma relação em que as ações, pensamentos e intenções de uma pessoa (o emissor), desencadeiam uma resposta noutra pessoa (o recetor). Não há comunicação quando o recetor não é capaz ou não quer perceber a informação que lhe é transmitida:
- Defina o que quer comunicar – É fundamental saber o código/linguagem em que vamos comunicar. Se vamos falar inglês ou português, sobre informática ou sobre medicina.
- Comunique com naturalidade – Depois, é necessário falar com naturalidade, colocando bem a voz, gesticulando adequadamente. É importante apresentar uma imagem cuidada, simpática e confiante.
- Autenticidade é a chave – A comunicação deve ser autêntica, de forma que exista uma correspondência entre o que percebe, sente, pensa e aquilo que comunica. Todos nós já passámos por uma situação em que dissemos algo, mas a forma como os nossos olhos, expressão facial, ou postura corporal comunicaram acabou por nos trair, por expressar exatamente o contrário.
- Saber ouvir para saber comunicar – Deixe o outro expor o assunto até ao fim, ou conduza-o criando atalhos de uma forma educada.
- Seja assertivo – Ser assertivo é comunicar de maneira direta, aberta, sincera, objetiva e efetiva sem provocar constrangimentos nas outras pessoas. É a capacidade que o indivíduo tem de manifestar o que sente e pensa, defendendo os seus direitos sem desrespeitar os direitos dos outros. Ao desenvolver estes processos de comunicação ampliaremos os nossos horizontes emocionais e intelectuais de forma eficaz e proveitosa para todas as partes.
A comunicação é a base fundamental para o sucesso pessoal e das empresas.
Uma relação (familiar/amorosa) em que não se comunica está destinada ao afastamento e fracasso, o mesmo acontece nas empresas.
A comunicação eficiente dentro da empresa é importante na medida em que é um meio privilegiado de resolver problemas entre pessoas e grupos. Uma boa comunicação é capaz de diminuir e solucionar conflitos e tensões. Esta prática interna na empresa é também um forte elemento de coesão e valorização do grupo empresarial para o exterior.