Home / Empresas / Comunidade tecnológica junta-se para fazer face ao Covid-19
tech4covid19 comunidade tecnológica

Comunidade tecnológica junta-se para fazer face ao Covid-19

Mais de duas mil pessoas, entre engenheiros, cientistas, designers, marketeers e profissionais de saúde juntaram-se e criaram o movimento Tech4Covid19. O objetivo é encontrar soluções que ajudem a mitigar as consequências da pandemia do novo coronavírus no mundo.

“Em menos de 48h, uma conversa informal entre fundadores de startups tecnológicas portuguesas transformou-se numa equipa de mais de 600 pessoas de 120 empresas diferentes, das mais variadas áreas de atividade, com um objetivo comum: unir o talento português no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio do COVID-19”, lê-se no site do movimento.

Um dos projetos foi criado pela GoParity, plataforma de financiamento para projetos com impacto social, e o objetivo é angariar, no mínimo, cem mil euros para ajudar a financiar a compra de material médico urgente.

Outro dos desafios foi lançado pela TAKAI e o objetivo é criar soluções tecnológicas para ajudar profissionais a lidar com a grande afluência de pacientes. Este desafio conta com o apoio de grandes empresas tecnológicas do panorama português, como a OutSystems, HypeLabs, Infraspeak, Codavel, Tonic App, Zaask, AddVolt, B-Parts, Climber, Knock, Hijiffy, GoParity, ByTalk, entre outras.

Outro projeto em causa é o “Trackcovid”, cuja ideia é ajudar a identificar pessoas e zonas potencialmente infetadas para prevenir o contágio.