Home / Sociedade / Conferência Global Fast-Track Cities decorre em Lisboa
virus
Será a terceira conferência anual Fast-Track Cities (Foto: Pexels)

Conferência Global Fast-Track Cities decorre em Lisboa

A conferência global de cidades que trabalham e estudam para terminar com as epidemias urbanas de VIH e Tuberculose (TB) e eliminar o Vírus da Hepatite B (VHB) e Vírus da Hepatite C (VHC), irá decorrer nos dias 20 e 22 de outubro deste ano, em Lisboa.

De acordo com a Fast-Track Cities a conferência será organizada pela Internacional Association of Providers of AIDS Care (IAPAC), em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e o Fast-Track Cities Institute.

2014 foi o ano de lançamento da rede Fast-Track Cities, pela IAPAC, UNAIDS, Programa Human Settlements das Nações Unidas (UN-HABITAT) e a cidade de Paris. As Fast-Track Cities têm como objetivo alcançar a Meta de Desenvolvimento Sustentável (SDG) 3.3 de acabar com as epidemias de VIH e TB, como também alcançar as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar o HBV e o HCV até 2030.

Nesta que será a terceira conferência anual Fast-Track Cities, serão destacados sucessos e desafios à medida que a rede de mais de 350 cidades se esforçam para superar as paragens causadas pela pandemia COVID-19.

José Zuniga, Presidente da IAPAC e do Fast-Track Cities afirma: “No meio da pandemia COVID-19, as Fast-Track Cities estão na vanguarda do avanço das metas globais de saúde pública e da manutenção de uma continuidade dos serviços de VIH, TB e hepatite viral para seus cidadãos”.

O painel de abertura contará com líderes da IAPAC, da UNAIDS, da Stop TB Partnership e do World Hepatitis Alliance, assim como representantes da sociedade civil-GAT Portugal e Treatment Action Campaign-South Africa.