A Comissão Europeia anunciou um financiamento de 1,5 mil milhões de euros, englobado no âmbito do Conselho Europeu de Inovação, para apoiar as empresas e o Pacto Ecológico Europeu, bem como a transição digital e a área da saúde.
De acordo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Conselho Europeu de Inovação (CEI) recebeu um financiamento avaliado em 1,5 mil milhões de euros, valor que será dirigido ao apoio às pequenas e médias empresas (PME), às startups, ao Pacto Ecológico Europeu, às tecnologias digitais a à inovação na área da saúde.
De acordo com a presidente da Comissão Europeia, o plano passa por tornar a Europa mais sustentável, digital e resiliente, com o CEI a traduzir-se na base para a inovação e investigação do velho continente.
Assim, o Conselho Europeu de Inovação irá apoiar empresários, PME, cientistas de alto nível e inovadores, no sentido de desenvolver as suas atividades a uma escala internacional, apoiando a recuperação económica de uma forma mais digital e sustentável.
Recorde-se que o CEI foi criado em 2018, tendo já apoiado cinco mil projetos, com 159 empresas já selecionadas para receber capital de risco, as primeiras das quais na área da saúde.