Home / Empresas / Coopérnico quer financiar projetos de energia renovável em organizações sociais
Coopérnico
São já mais de 30 entidades sociais que contam com os sistemas fotovoltaicos da Coopérnico (Foto: Pexels)

Coopérnico quer financiar projetos de energia renovável em organizações sociais

A cooperativa para as energias renováveis – Coopérnico, procura entidades de economia social, assim como organizações sociais, para financiar a 100% projetos fotovoltaicos, com o investimento dos seus cooperantes. O foco está na aceleração da transição energética e na redução dos custos na fatura da energia.

Com cerca de 2300 cooperantes, a Coopérnico pretende democratizar o acesso à produção e consumo de energia renovável, descentralizada e mais barata para organizações do terceiro setor de economia.

De acordo com o comunicado enviado às redações, o valor do investimento é devolvido por parte da empresa, aos cooperantes que participarem no projeto ao longo de 10 anos. Nuno Brito Jorge, presidente da Direção da Coopérnico, explica: “o nosso modelo permite que não haja esforço financeiro para as organizações sociais, apenas por parte dos membros da Coopérnico que agem como investidores. Ao longo do tempo, as organizações devolvem o valor investido através da aquisição da energia produzida e autoconsumida”.

São já mais de 30 entidades sociais que contam com os sistemas fotovoltaicos da Coopérnico, sendo elas: o Hospital de Santa Isabel da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses; a creche e centro de dia do Pontão; a Adega Cooperativa de Mangualde; a Fundação da Juventude da APPACDM de Lisboa; entre outros.

No total, os projetos representam um investimento de 1.85 milhões de euros em sistemas fotovoltaicos, instalados em mais de 22 entidades da economia social em Portugal.

Qualquer pessoa ou entidade da economia social pode candidatar-se ao projeto e ser membro da cooperativa, sendo que passará por um processo de avaliação financeira e técnica.