Home / Empresas / Covid-19 aumenta ataques informáticos a organizações
hackers ataques informáticos aumentam
Agentes de ataques informáticos têm adaptado as suas táticas à nova realidade pandémica (Foto: Pixabay)

Covid-19 aumenta ataques informáticos a organizações

Relatório da Check Point Research, fornecedor líder em soluções de cibersegurança, indica a Covid-19 como uma forma de aproveitamento de hackers para afetar negócios, indicando que 87% das organizações já foi vítima de uma tentativa de ataque deste género.

A Check Point Research (CPR), uma empresa líder em fornecimento de soluções de cibersegurança, publicou o estudo Security Report de 2021, relativo à segurança informática das organizações e à forma como os hackers se estão a aproveitar da atual situação pandémica para desenvolver novos métodos de ataque informático e desenvolver mais aplicações e ficheiros maliciosos.

De acordo com o relatório, ao longo de 2020 as empresas evoluíram bastante no seu processo de transformação digital, de modo a dar resposta à imposição do confinamento por força da pandemia. Nesse sentido, a CPR afirma que a segurança de programas de armazenamento em Cloud tem aumentado a preocupação de 75% das empresas, sendo que 80% destas revelam que os atuais sistemas de segurança informática que utilizam não são eficazes ou estão desatualizados.

Com o aumento do trabalho remoto, os hackers têm direcionado os seus esforços para uma estratégia que o relatório denomina como thread hijacking, uma técnica que utiliza tópicos de e-mails legítimos para roubar dados ou aceder a redes através de vírus. Esta técnica já afetou cerca de 24% das empresas a nível global, tendo-se comprovado o aumento deste tipo de ataques ao longo do último ano.

Em relação ao setor da saúde, também os ataques informáticos têm aumentado, com o relatório a indicar um aumento em cerca de 45% dos ataques a hospitais, aumento contabilizado ao longo do quarto trimestre do ano passado.

Os dispositivos móveis também têm sido alvos deste tipo de ataques, com 46% das organizações inquiridas a afirmar que pelo menos um colaborador efetuou um download de uma aplicação maliciosa e ameaçadora da rede e dos dados da empresa. Este tipo de aplicações e ficheiros maliciosos destinam-se à tentativa de roubo de informações confidenciais bem como de credenciais bancárias.

Dorit Dor, vice-presidente de Produtos da Check Point Software, afirma que a evolução da transformação digital ao longo de 2020 acelerou ao equivalente a um avanço de 7 anos, o que poderá explicar o aumento de agentes de ataque informático, que alteraram as suas táticas para se aproveitarem destas mudanças causadas pela pandemia. 

Para a vice-presidente, é necessária uma ação imediata para combater este aumento de ataques informáticos, com as organizações a precisarem de “vacinar as suas redes híper conectadas contra estes ataques danosos e que causam tanta disrupção”.