Segundo a Direção-Geral do Orçamento (DGO), até ao final de junho, a pandemia Covid-19 custou 4188,8 milhões de euros ao Estado, dos quais 384,1 milhões deve-se a redução da receita e 3804,7 milhões pelo aumento da despesa total.
Segundo a Síntese da Execução Orçamental publicada ontem no site da DGO, “até ao final de junho, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da Covid-19, vem como as que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 384,1 milhões de euros e a um aumento da despesa total em 3804,7 milhões de euros”.
A DGO destacou também o impacto estimado relativamente à prorrogação do pagamento de IVA e na isenção de pagamento da Taxa Social Única, com os montantes de 147,5 milhões e 196,2 milhões de euros, respetivamente.
No que concerne às despesas, a DGO sublinha o apoio às empresas na ordem dos 2183,1 milhões de euros, e destaca o auxílio do programa Apoiar, o apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade e o lay-off simplificado.