Das praias gregas às da Lituânia e da Polônia, Portugal tem três das praias mais seguras da Europa (Covid-19).
Boas notícias para Portugal que tem três das praias classificadas entre “As praias mais seguras da Europa”, de acordo com o site melhores destinos europeus: na segunda posição do ranking geral está a Comporta, no Alentejo ; na quarta posição ficou a Praia do Porto Santo (Ilha de Porto Santo, Madeira) e em sétimo lugar a Meia Praia em Lagos, Algarve).
As praias mais seguras da Europa (Covid-19) foram selecionadas com base em vários critérios, como um baixo número de pessoas infectadas pelo coronavírus (de 10 a 600 vezes menos casos de Covid-19), o tamanho das praias e número de metros quadrados disponíveis para cada pessoa na praia.
Estes destinos também foram selecionados com base na grande oferta de vilas particulares, apartamentos turísticos, hotéis de pequeno ou médio porte com carteira de saúde específica e compromissos com os viajantes, como serviço de limpeza e desinfecção de quartos após cada estadia, respeito ao distanciamento social .
A Comporta beneficiou da divulgação pública feita até recentemente por Madonna que costuma andar a cavalo nesta praia nos domingos de manhã e desfrutar da tranquilidade e dos 20 km de comprimento e do facto do Alentejo ser apontado como uma das regiões menos afetadas pelo Coronavírus na Europa (até 600 vezes menos casos de Coronavírus no Alentejo do que em qualquer outra região da Europa).
Portugal é considerado um dos destinos mais seguros neste verão em algumas regiões como os Açores, o Alentejo e o Algarve são relativamente poupados em comparação com o resto da Europa. A Madeira é mesmo a região menos afetada de Portugal.