Home / MERCADO / Economia / Crescimento económico face ao primeiro confinamento
Crescimento económico primeiro confinamento
Primeiro crescimento homólogo positivo da atividade económica em Portugal desde 14 de março de 2020 (Foto: Pexels)

Crescimento económico face ao primeiro confinamento

De acordo com o Banco de Portugal, o Indicador Diário de Atividade Económica apresentou uma variação notoriamente superior relativamente à semana anterior, voltando a valores positivos. Em termos homólogos, verifica-se um crescimento económico face ao primeiro confinamento.

O Indicador Diário de Atividade Económica, publicado pelo Banco de Portugal, revela um crescimento económico em relação ao primeiro confinamento. Numa evolução já esperada pelos economistas especialistas, os fatores que contribuíram para este crescimento económico prendem-se com o início do desconfinamento, que veio catapultar a atividade económica.

Além desse fator, os especialistas apontam ainda para um efeito de base importante, uma vez que o período homólogo corresponde ao estágio inicial do primeiro Estado de Emergência de 2020, altura em que se observou uma forte deterioração dos indicadores, o que justifica a evolução homóloga acentuada.

Estes dados destacam ainda a média móvel semanal deste Indicador, na terceira semana de março, que apresentou um crescimento homólogo de 0,2% da atividade económica, numa altura em que a mesma média móvel referente à semana anterior apresentava um recuo de 10,8%.

Esta é a primeira vez que a referida média móvel apresenta um crescimento homólogo positivo da atividade económica em Portugal desde 14 de março de 2020. Para a construção destes dados, é analisado um conjunto de informações quantitativas e de frequência diária, como o tráfego rodoviário, o consumo de eletricidade e de gás natural, as cargas em aeroportos nacionais e as compras efetuadas com cartões em Portugal.