Home / Destaques / “Criámos uma série de soluções digitais direcionadas para as PME” – Mário Sousa
Mário Sousa
Mário Sousa, diretor de Produto B2B dos CTT (Fonte Divulgação)

“Criámos uma série de soluções digitais direcionadas para as PME” – Mário Sousa

Por: Ana Vieira

 

Os CTT, além da sua atividade de operador postal, reúnem diversos serviços destinados ao crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PME), como CTT Ads, Brindes Publicitários, E Carta, Digitalização ou Arquivo.

Em entrevista à PME Magazine, Mário Sousa, diretor de Produto B2B dos CTT, explica que a empresa dispõe de “uma oferta muito diversificada e completa, desenvolvida com o intuito de ajudar as PME a dinamizarem e crescerem nos seus negócios”. 

 

PME Magazine (PME Mag.) – Além dos CTT serem um operador postal, que outros serviços têm para Pequenas e Médias Empresas (PME)?
Mário Sousa (M. S.) – Os CTT contam com uma oferta muito diversificada e completa, desenvolvida com o intuito de ajudar as PME a dinamizarem e crescerem nos seus negócios. Temos, por exemplo, a oferta CTT Ads: o Criar Campanhas é uma plataforma online para empresas que desejam criar campanhas de comunicação multicanal de forma autónoma, sem necessidade de conhecimentos técnicos ou custos de adesão. Disponibilizamos várias soluções para comunicar o seu negócio desde soluções mais tradicionais de correio publicitário entregue na caixa de correio, ao envio de SMS e e-mail marketing.

A oferta Media digital, por seu turno é um serviço pensado para pequenas e médias empresas (PME) que queiram comunicar e investir nas plataformas digitais. Um serviço simples e rápido com o apoio de uma empresa especializada, acedido através do site CTT e que permite às empresas acederem a pacotes de investimento publicitário nas principais plataformas de media, como o Facebook, Instagram e Google, bem como publishers e sites nacionais.

Os CTT disponibilizam ainda às Empresas uma vasta gama de Brindes Publicitários Personalizados. Sustentáveis, criativos e úteis. Permite às empresas destacarem-se de forma altamente impactante, original e eficaz.

O produto e-Carta constitui uma solução simples e sofisticada para o envio de correio físico com a simplicidade de quem envia correio eletrónico contribuindo assim para a digitalização de processos. O e- carta permite o envio de correio (Normal ou Registado, com ou sem Aviso de Receção) sem tocar numa folha de papel: é tudo feito de forma digital e automatizada a partir do seu PC.

Por fim, temos várias Soluções de Digitalização e Arquivo. Os CTT apoiam as empresas no seu processo de desmaterialização de processos, convertendo os documentos em papel para um formato digital e garantindo as imagens e toda a informação relevante estruturada nos sistemas de informação do cliente. Os CTT disponibilizam ainda um leque alargado de sistemas para realização de arquivo digital. Adicionalmente, garantem também a destruição segura e ecológica da documentação e dos materiais das organizações cumprindo os requisitos da norma DIN 66399 e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

Oferecemos também soluções de Comunicações Certificadas, que garantem total segurança e rastreabilidade. Através de canais como o Whatsapp, proporcionam a emissão de certificados que validam a entrega e a leitura das mensagens. Estes serviços facilitam os processos de Onboarding, Contratação e Recuperação de Créditos.

A nossa abordagem às PME pretende assegurar um conjunto de soluções alinhadas com o perfil de negócio dos nossos clientes, existentes e potenciais, nas mais variadas vertentes de logística, e-commerce e digital. Tendo em conta que existem mais de 600 mil PMEs em Portugal e que, de uma forma ou de outra, todas terão ao longo do seu desenvolvimento empresarial um contacto comercial com os CTT, o valor da nossa proximidade permite-nos assumir junto destes clientes uma posição de parceiro de confiança, alavancado por um esforço continuado de inovação.


PME Mag. – Como plataforma logística de comércio eletrónico que serviços têm os CTT mais adequados às Pequenas e Médias Empresas?
M. S. – Os CTT, pelo seu papel central no funcionamento da economia, assumem-se como um parceiro de referência para as PME e querem apoiar estas empresas no seu processo de digitalização. Por isso mesmo, criámos uma série de soluções digitais direcionadas para as PME, seja qual for a maturidade da sua presença online.

A solução Lojas Online CTT é uma das mais emblemáticas: os CTT disponibilizam uma solução integrada que permite que uma PME possa fazer a iniciação no e-commerce de forma muito simples, rápida e intuitiva. As lojas online CTT asseguram: todas as entregas são garantidas pelos CTT, proporcionando uma integração perfeita da plataforma online com o envio das encomendas; o desenvolvimento da loja de forma rápida e descomplicada com escolha do template que melhor se adequa ao seu negócio, com o apoio de um suporte dedicado e em português; um parceiro único, desde a criação da loja até à entrega de encomendas, simplificando a gestão do seu negócio; a integração com Gateway de pagamentos.

Temos também várias Soluções de Pagamentos, disponíveis conforme as necessidades das PME. Os Pagamentos Presenciais permitem o pagamento em dinheiro na rede CTT e agentes Payshop, rede que conta com mais de 7000 pontos de pagamento em todo o País. Os Pagamentos bancários são um serviço de emissão de entidades/referências multibanco e débito direto. Já os Pagamentos Digitais são realizados através da POP – Payshop Online Payments, gateway de pagamentos e do Serviço Pay-By-link – pagamento de faturas através do telemóvel com um QR code impresso na fatura.

Nas Soluções para Envios os CTT dispõem de uma oferta muito completa que permite o envio de encomendas e bens de forma rápida, simples e competitiva para todos os locais, com opções de envio à medida dos negócios. A rapidez do para amanhã, ou a economia do em Dois dias. Tendo sempre a possibilidade de ter informação sobre o estado do envio e comprovativo de entrega.

 

PME Mag. – Têm algum programa destinado à internacionalização de PME? Se sim, para que países e em que consiste?
M. S. – Não temos um programa específico para a internacionalização de PME, mas dispomos de várias ofertas que contribuem para esse processo.

Cientes de que os movimentos de internacionalização são críticos para o desenvolvimento empresarial das PME, as nossas soluções de serviço permitem na frente de logística, e-commerce e digital, projetar internacionalmente o negócio dos nossos clientes PME, colocando-os a vender e a entregar as suas vendas no mundo.


PME Mag. – Atualmente quantas empresas têm a trabalhar convosco? E quais os serviços mais procurados?
M. S. – OS CTT têm um número muito significativo de clientes em diversos setores e nas diversas áreas de atuação, que permitem continuar a trilhar um caminho de sucesso. Dado o perfil de proximidade dos CTT, a generalidade das empresas em Portugal tiveram, têm ou terão um contacto comercial com as soluções de serviço CTT.

PME Mag. – A que obrigações legais relativas à conservação de documentos estão atualmente obrigadas as empresas?
M. S. – Muitos setores estão sujeitos a normas rigorosas sobre a gestão e retenção de documentos. Garantir que os documentos físicos estão em conformidade com essas normas pode ser um desafio complexo. A Portaria 112/2023 tem vindo a aumentar a pressão sobre as autarquias no sentido da desmaterialização. A portaria exige a implementação de sistemas mais eficazes de arquivo e acesso à informação, o que implica a adoção de soluções digitais. Além disso, a necessidade de cumprir a regulamentação e garantir a conformidade deverá levar as empresas e autarquias a considerar opções de desmaterialização para simplificar processos e reduzir custos operacionais.


PME Mag – No âmbito da desmaterialização de processos nas empresas que serviços têm os CTT?
M. S. – Os CTT já trabalham o tema da desmaterialização há muitos anos tendo muitos clientes e projetos implementados. A empresa oferece soluções abrangentes de gestão documental que ajudam as organizações a enfrentar esses desafios. A digitalização, o armazenamento em Cloud, a automação e externalização são apenas algumas das áreas em que os CTT podem colaborar com as organizações para otimizar a gestão documental e promover a transição para um ambiente mais digital e eficiente.

Para reforçar esta componente os CTT, em 2021, adquiriram a NewSpring – uma empresa que opera no mercado nacional desde 2002, na consultoria e Gestão de processos de Outsourcing nas áreas de BPO, Contact Center (CC) e desmaterialização – numa perspetiva de complementar a oferta já existente na área de desmaterialização e gestão documental assim como da oferta de Business Process Services (BPO).

Além disso, sempre que necessário, os CTT recorrem a parceiros especializados que ajudem a servir as necessidades identificadas dos clientes. Neste âmbito, os CTT têm desenvolvido projetos com a empresa alemã Reisswolf com objetivo de solidificar a nossa oferta e presença no mercado da gestão documental.