Segunda-feira, Março 3, 2025
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CTT testam embalagem reutilizável para reduzir pegada carbónica

Por: Constança Ladeiro

 

Os CTT- Correios de Portugal lançaram um projeto-piloto que visa reduzir o desperdício e a pegada carbónica nas entregas de e-commerce, através da utilização de embalagens reutilizáveis.

O programa, desenvolvido em parceria com o Circular E-commerce EcoLab, está a ser testado junto de Pequenas e Médias Empresas (PME), que terão acesso gratuito a embalagens reutilizáveis para o envio de encomendas.

Além disso, os CTT garantem a logística inversa, permitindo que os clientes devolvam as embalagens vazias através de mais de 12 000 marcos de correio espalhados pelo país.

CTT pretendem implementar economia circular das embalagens


Estas embalagens, por sua vez, poderão ser reutilizadas até cinco ciclos, promovendo assim um modelo de economia circular.

Em resposta à PME Magazine, fonte oficial dos CTT explica que para garantir a durabilidade e resistência das embalagens, os CTT optaram por “materiais monopolímeros”, compostos por matéria prima reciclada vinda da União Europeia.

Neste sentido, a empresa destaca ainda que “a aposta no Ecodesign permite desenhar embalagens que se compactam facilmente para fazerem o seu caminho de regresso ao retalhista, de forma a reduzir o seu volume no fluxo de logística inversa, contribuindo para uma menor pegada carbónica no transporte e um menor custo”.

O programa está aberto a PME certificadas com presença online, como explicado à PME Magazine, sendo que os produtos mais adequados para este teste incluem livros, roupa, calçado, acessórios de moda, higiene e cosmética.

No entanto, também são admissíveis outros tipos de produtos com volume equiparado, desde que não exijam condições especiais de transporte (como por exemplo, temperatura controlada).

40% dos consumidores aceitaria pagar taxa para receber encomendas em embalagens reutilizáveis


Fonte oficial dos CTT afirma ainda que “um dos outputs deste piloto é precisamente conseguir essa estimativa com os resultados desta Test Bed. Durante a duração deste
projeto-piloto teremos acesso a métricas de impacto da iniciativa, através da plataforma desenvolvida pelo parceiro do consórcio, Zeroo. Este parceiro irá controlar o número de ciclos que cada embalagem realiza individualmente e calcular a poupança na pegada carbónica”.

Os dados do CTT E-commerce Report 2024 mostram que 40% dos consumidores estariam dispostos a pagar um valor extra para receber as suas encomendas em embalagens reutilizáveis.

Além disso, os e-sellers demonstram maior sensibilidade às questões ambientais, estando cada vez mais recetivos a adotar métodos e processos sustentáveis.

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