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Natacha Gama Pereira, CEO Lisbon Digital School
Natacha Gama Pereira, CEO Lisbon Digital School (Fonte Divulgação)

Cultura de Talento – Chave para a Inovação das Organizações

Por: Natacha Gama Pereira, CEO Lisbon Digital School


Formar os recursos de uma organização permite um alinhamento entre cultura, estratégia, negócio e competências das pessoas e equipas. A chave para a Inovação de qualquer organização.

Num mundo em constante mudança, com as transições digitais e tecnológicas que nos desafiam e nos tiram da nossa zona de conforto, a qualificação de competências nas organizações é fundamental. É urgente que todas as organizações acompanhem esta evolução e se tornem competitivos qualificando as suas pessoas com competências digitais.

O conhecimento é transformador, e quem não aposta na aquisição de novas competências dificilmente conseguirá crescer e fazer evoluir a empresa que representa.

O papel da Lisbon Digital School junto das organizações tem sido o de estar ao lado dos seus clientes corporate para, juntos, desenharmos uma pegada digital robusta, que lhes permita uma diferenciação no mercado onde atuam.

Temos acompanhado muitos processos de transformação digital em diversas empresas, bem conseguidos e sustentados através de formação e capacitação das suas equipas. É um processo de literacia digital, em que temos estado presentes em muitas organizações de diversos sectores, desde Banca, Seguros, Farmacêutico, Retalho, Automóvel, Energia, Turismo, entre outros.

Nos programas customizados e corporate entregamos uma experiência tailor made, com conteúdos exclusivos e atuais, por profissionais experientes, e activos no mercado profissional, que conhecem o ecossistema, acompanhados de briefings reais, tendo conseguido casos de sucesso. É o caso de uma empresa na área do retalho, que apostou na formação das suas equipas, através de uma Academia robusta, capacitando-os com conhecimentos na área de Marketing Digital. Um programa onde toda a organização foi envolvida, começando pelos recursos em cargos de liderança, até à equipa comercial, que permitiu a esta marca, que até aqui só vendia no canal offline, na pandemia, estar capacitada com competências digitais e presença no canal digital, e a reinventar-se, tendo assistido a um constante crescimento de vendas.

Centrado na experiência do cliente – organização e recursos formados, com um acompanhamento dedicado, uma formação desenhada com base na realidade da audiência, e uma adaptação ao seu mindset e maturidade digital.

Os programas corporate atuam como elemento agregador e garantem o alinhamento entre cultura, estratégia, negócio e competências das pessoas e equipas.

Acredito que a formação vai cada vez mais assumir relevância nas organizações, por todo o valor que acrescenta, permitindo uma vantagem competitiva no mercado: com recursos preparados para assumir a mudança e a necessidade de digitalização das empresas.

As empresas devem tomar consciência de que necessitam investir na formação das suas pessoas para que possam, por um lado, motivar equipas, e acompanhar as exigências do mercado, numa procura constante de inovação e competitividade.

A aposta na formação dos recursos faz parte do conceito de Employer Branding. Fazer os colaboradores sentirem-se felizes, enquanto responsabilidade social, mas também poderem tirar valor deste investimento, porque são eles os principais influenciadores da marca, assim como quem desenvolve os seus produtos e serviços, precisando de formação contínua para continuarem a acrescentar valor. Mas o seu sucesso depende de uma adaptação às necessidades da empresa e à nova realidade que o ecossistema de RH vive, num modelo híbrido, com um plano de formação ajustado aos recursos, e que lhes permita sentirem-se peças fundamentais e integrantes da empresa, capacitados e felizes. Os colaboradores são os melhores embaixadores de uma marca, sendo para isso preciso que a empresa invista nesta relação e nas suas pessoas.

Formar os recursos de uma organização permite um alinhamento entre cultura, estratégia, negócio e competências das pessoas e equipas.

Na Lisbon Digital School vamos continuar a apostar na inovação e na excelência da experiência formativa a particulares e empresas, na área do Marketing Digital e Inovação, combatendo a iliteracia digital no País e formando os futuros marketers e profissionais da área.

O acesso ao conhecimento deve ser abraçado com responsabilidade e visão, e uma oportunidade de mudança, evolução e inovação.

 

Natacha Gama Pereira faz parte do TOP30 Social CEO 2023, uma iniciativa da PME Magazine, em parceria com Pedro Caramez.