Por: José Oliveira, CEO, BI4ALL
Na era da informação, conetividade e inovação em que vivemos, a importância das decisões baseadas em dados nunca foi tão evidente. Toda a inovação é impulsionada por dados e, muitas vezes, grandes avanços surgem da análise de dados que revelam novos caminhos e oportunidades. Desde a medicina, à pesquisa científica ou ao desenvolvimento de produtos, os dados são a matéria-prima da inovação.
Decisões baseadas em insights representam ações informadas e fundamentadas em análises objetivas, proporcionando precisão e agilidade, enquanto impulsionam a inovação e eficácia, reduzem custos e mitigam riscos. Essas decisões fomentam a melhoria contínua das organizações, tornando-as mais resilientes e competitivas. Além disso, esta abordagem permite que as organizações reajam com maior rapidez, à medida que os dados são recolhidos, armazenados e analisados em tempo real. Esta agilidade torna-se particularmente relevante num ambiente empresarial em constante evolução, onde as decisões que eram pertinentes ontem podem não ser as mais apropriadas no cenário atual.
Adotar soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA), permite que as empresas sejam mais competitivas, uma vez que se adaptam mais facilmente às alterações de mercado, identificam nichos de mercado e alocam melhor os seus recursos. Assim, as soluções tecnológicas dão às empresas os insights necessários, conseguindo analisar de forma ágil e rápida uma imensidão de dados, internos e externos, ajudando a definir o melhor caminho para a organização. Ao adotar um sistema de Data Analytics e IA consegue monitorizar continuamente a empresa como um todo e ter uma visão sistémica que traz agilidade, flexibilidade e inteligência ao dia a dia. Ter análises precisas é sinónimo de novas oportunidades de negócio, novas receitas e maior competitividade.
Gostaria de aqui partilhar o caso de uma empresa do setor das telecomunicações que estava perante o desafio de monitorizar diferentes indicadores e melhorar a qualidade dos seus processos internos. Com a implementação de uma solução de Data Analytics, a empresa ganhou a capacidade de visualizar os seus indicadores de gestão de forma mais clara e eficaz, podendo assim aceder a relatórios interativos e intuitivos, bem como, informações detalhadas sobre as diferentes áreas de negócios. Essa transformação permitiu uma visão única e uma definição padronizada dos KPIs (Key Performance Indicators) a serem analisados possibilitando que os gestores possam agora tomar decisões baseadas em dados, identificar áreas que necessitam de melhoria impulsionando a eficiência operacional.
Mas são muitos os exemplos em que as soluções tecnológicas acrescentam valor real ao dia a dia das organizações. Outro exemplo notável é o de uma empresa de serviços que desejava aprimorar a gestão do seu Departamento de Recursos Humanos. A empresa estava sobrecarregada com uma grande quantidade de dados relacionados a questões como ausências, vencimentos e programas de formação, como tal, foi implementada uma solução de Data Analytics que permitiu que a organização agregasse, automatizasse e analisasse esses dados de maneira eficaz. Esta visão completa e atualizada dos dados de RH tornou possível uma gestão mais eficiente e informada dos recursos humanos, contribuindo para uma maior produtividade e satisfação.
A diferença entre as empresas está cada vez mais assente na agilidade de recolha, análise e interpretação de informação para aprimorar a tomada de decisões. Os dados necessitam de ser corretamente extraídos, processados e analisados para que as estratégias adotadas sejam realmente relevantes e impactantes. Além disso, a análise de dados tem um papel crucial na previsão de riscos e na antecipação de problemas, permitindo a implementação de estratégias de mitigação de eventuais crises. Por outro lado, a análise contínua dos dados permite ajustar estratégias e políticas conforme a evolução das condições e/ou das necessidades em constante mudança.
A importância das decisões baseadas em dados é, sem dúvida, indiscutível. No entanto, o volume de dados de uma organização deixou de ter um valor quantificável, dando um lugar de maior valor aos insights deles extraídos. Para as empresas, a exploração de dados abre um vasto leque de oportunidades para a criação de valor, seja na otimização de cadeias de valor e uso eficiente de capital humano, ao relacionamento personalizado com clientes e segurança aprimorada.
Portanto, investir em Data Analytics e IA é mais do que uma escolha estratégica, é uma necessidade premente para qualquer empresa que deseja prosperar no mercado atual.