Por: Marta Godinho
Segundo a consultora OnStrategy, os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas referente ao ano de 2022, no âmbito do estudo anual RepScore (R), realizado entre os dias 2 de janeiro e 30 de dezembro, mostraram que a Delta lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e a Mercadona é a marca que regista o maior crescimento.
O estudo destacou a marca DELTA com a maior avaliação de relevância e reputação de 83,8 pontos e a Mercadona com o maior crescimento (+13,9 pontos) entre as mais de duas mil marcas auditadas que foram identificadas de forma espontânea por mais de 50 mil cidadãos que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.
“Foram quase 70 indústrias/categorias auditadas e analisadas em 2022 e verifica-se que as marcas voltaram a estar bastante ativas e de uma forma consciente e positiva; voltam a ser registadas mais de 10 marcas com uma avaliação de excelência (mais precisamente 12 este ano), algo que não ocorria desde 2018”, afirma Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy.
“É também de evidenciar que em 10% das indústrias/categorias a liderança é assegurada por uma marca de excelência (80-100 pontos) e em 80% por uma marca com uma avaliação de reputação robusta (70-80 pontos)”, acrescenta.