A taxa de desemprego terá sido de 10,8% no mês de setembro, o equivalente 0,1 pontos percentuais face a agosto, segundo a informação avançada pelo Instituo Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira.
Apesar de ainda não serem dados definitivos, o INE avança que “Neste mês, a estimativa provisória da população desempregada foi de 555,6 mil pessoas e a da população empregada foi de 4 567,5 mil pessoas”. Em comparação com agosto, há a registar uma diminuição de 4,4 mil desempregados.
No que toca ao mês de agosto, onde já há dados definitivos, o INE veio fixar a taxa de desemprego, aplicada ao efeito sazonal, a 10,9% o que significa que se manteve inalterada em comparação com o mês anterior.
“A estimativa definitiva da população desempregada de agosto situou-se em 560,0 mil pessoas, mantendo-se praticamente inalterada em relação ao mês precedente”, acrescenta o INE, realçando que a “estimativa definitiva da população empregada de agosto foi de 4 574,6 mil pessoas, o que representa um aumento de 1,7 mil pessoas (ao que corresponde uma variação relativa quase nula)”.
No que toca à população mais jovens, notou-se uma evolução favorável em comparação ao quadro geral. A taxa de desemprego entre os 15 e 24 anos fixou-se no mês de agosto nos 26,7% contra os 27,2% do mês de julho e em setembro terá registado uma nova quebra para 26,5%