Por: Mafalda Marques
O ritmo frenético do dia a dia levou algumas escolas e colégios a procurarem alternativas e estratégias no trabalho entre professores, alunos e pais. A Happy Feelings é o projecto de Andreia Saraiva Rodrigues que está a apresentar resultados em instituições de ensino público e privado em Portugal.
A Meditação é uma técnica de relaxamento usada em contexto pessoal e empresarial, mas é nas escolas que está a ter crescimento significativo, através de Andreia Saraiva Rodrigues com a Happy Feelings, Conscientemente Felizes, abrindo um caminho para uma nova forma de trabalhar em ambiente escolar.
Nas aulas regulares, o objectivo é permitir às crianças reconhecer e aceitar o seu EU, através de jogos lúdicos e divertidos, com relaxamento, entre outras técnicas. As crianças aprendem uma nova forma de respirar e os benefícios que podem retirar dessa prática.
Como proposta de enriquecimento curricular, o trabalho com as escolas e colégios visa trabalhar com turmas completas e com os professores, pelo menos uma hora por semana. Para além de ajudar as crianças a acalmar, concentrar, focar também facilita aos professores ferramentas que os ajudam a trabalhar com as turmas, fora das aulas de meditação.
“Este ano os alunos do 2º ano fizeram ciclos de respiração consciente antes das provas de aferição, para acalmar e ajudar a concentrar. Sei também que as professoras incentivam os alunos a respirar fundo antes dos testes”, explica Andreia Rodrigues.
Na área da Parentalidade Consciente, o público alvo são as famílias. Ou seja, todas as pessoas com interesse no tema falam sobre parentalidade e o impacto na vida escolar.
Escolas e colégios como o Luso Britânico, o Externato Santa Maria de Belém e colégio dos Plátanos são exemplos de instituições de ensino que já colaboram com o projeto Happy Feelings, implementando mudanças substanciais.
Patrícia Timóteo, professora de 1º ciclo no Colégio dos Plátanos testemunhou o orgulho nos seus alunos: “A grande diferença é sobretudo a evolução dos alunos na gestão das suas emoções e no relacionamento entre colegas. Começaram a aplicar as técnicas de relaxamento noutros contextos, como por exemplo, em casa, nas vésperas de provas. O feedback das famílias foi extremamente positivo”, conta.
A organização de Rodas de Parentalidade Consciente abertas aos pais dos alunos provaram ser um sucesso tanto pela participação activa dos pais como pelo feedback que o colégio recebeu: “Foi para nós uma vantagem muito grande conseguir chegar aos encarregados de educação e partilhar aquilo que são os princípios em que acreditamos, e sentir que a partilha é bem recebida”, explicou a responsável.
Alcançar o sucesso escolar
Por vezes basta ouvir e entender o que se passa na cabeça duma criança para que o sucesso escolar seja alcançado. E, neste sentido, algumas escolas e colégios estão a investir nas aulas de meditação como uma oferta complementar, para dar mais ferramentas de trabalho aos professores e encarregados de educação.
Maria João Simal, diretora do Colégio Luso-Britânico em Alvalade, explica as mais valias desta parceria com a Happy Feelings:
“Ao nível do corpo docente vimos algumas diferenças, principalmente na forma como a relação entre a professora e os seus alunos se baseou em princípios como a honra e a honestidade, com mais ligação aos afetos e com uma grande diferença no alcance das expectativas que a professora tinha para os seus alunos”, explica a diretora da instituição.
Daniela Libânio, professora de 1º Ciclo do Externato Santa Maria de Belém, no Restelo, adianta que este projeto é inovador e com resultados a curto e médio prazo na relação entre alunos e professores:
“As aulas são uma experiência positiva quer para alunos, quer para nós, professores, que levámos algumas estratégias usadas na meditação Mindfulness para dentro do contexto de sala de aula. Para mim foi importante adquirir novas maneiras de acalmar a turma, assim como de ajudar a direcionar o seu foco de concentração para o que era mais importante”.
Vocação e Dedicação
Andreia Saraiva Rodrigues, 41 anos, licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, dedica-se a esta atividade por completo, desde 2014.
Mãe de três filhos, deixou para trás os 11 anos em agência de publicidade e investiu em formações ligadas ao trabalho com crianças, jovens e famílias por querer levar um olhar diferente às escolas.
“A determinada altura da vida senti que não dava mais para adiar! Tinha de trabalhar no que me fazia realmente feliz. Senti que já não era capaz de fazer de outra forma. Deste chamamento interior veio a constatação que podia criar uma marca diferenciadora no mercado, trabalhando com crianças e adultos ao mesmo tempo”, confessa.
Neste momento, é profissional liberal com a marca Happy Feelings, Conscientemente Felizes e faz parte da direção da Florescer, Associação de Educação Global.